I- A Constituição de 1824, em relação aos africanos e afrodescendentes, manteve legalmente a mesma condição social que antecedia a emancipação política. II- A sociedade brasileira possuía uma posição de consenso em relação à inserção social dos ex-escravos como cidadãos. III- A manutenção legal da escravidão, após a emancipação política, atende a interesses econômicos da elite agrária brasileira. IV- A negação da inserção dos ex-escravos na sociedade brasileira como cidadãos está relacionada ao preconceito racial.
a) I e II apenas
b) I,III e IV apenas
c) II, III e IV apenas
d) I, II e III apenas
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Socorree
Respostas
Resposta:
B) I, III, e IV apenas.
Explicação:
I- A Constituição de 1824, em relação aos africanos e afrodescendentes, manteve legalmente a mesma condição social que antecedia a emancipação política. (VERDADEIRO, após a constituição os escravos continuaram escravos)
II- A sociedade brasileira possuía uma posição de consenso em relação à inserção social dos ex-escravos como cidadãos. (FALSO, não havia consenso. Foram deixados de lado e "esquecidos" pelo governo.)
III- A manutenção legal da escravidão, após a emancipação política, atende a interesses econômicos da elite agrária brasileira. (VERDADEIRO, pois era a mão de obra que eles utilizavam para tudo, principalmente no sistema plantation)
IV- A negação da inserção dos ex-escravos na sociedade brasileira como cidadãos está relacionada ao preconceito racial. (VERDADEIRO, o preconceito racial era notável, eram considerados "inferiores". Após a abolição da escravidão e até os dias de hoje existe o preconceito racial. (Isso acaba também por responder a afirmativa II)).
minha professora ta doida só pode
I e II apenas.
I, II e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II e III apenas.
essas foram as alternativas que ela me deu não ta igual a sua