4. Os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”.
Com base nesta premissa, redija em seu caderno um parágrafo argumentativo sobre a importância
da participação (celebração) acima da competição em se tratando da Educação Física na escola.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, os argumentos de seu ponto de vista.
Respostas
Resposta:
Na Educação Física e nos esportes praticados na escola, deve-se levar em consideração a mesma temática dos Jogos dos Povos Indígenas: "o importante não é competir, e sim, celebrar". Afinal a disciplina que é apresentada aos alunos tem como finalidade, além do desenvolvimento físico, o desenvolvimento de habilidades comunicativas, trabalho em grupo, aprendizagem de novas técnicas, conhecimento sobre a saúde e os benefícios que as atividades físicas apresentam a ela, enfim, mil maneiras de "celebrar" o funcionamento que a Educação Física propõe aos seus praticantes.
De fato o ponto principal do desenvolvimento esportivo é exercitar-se, melhorar seu desenvolvimento físico e mental de modo que a competitividade pode sim ser um elemento interessante todavia o importante realmente é celebrar e exercitar-se.
A prática esportiva é importante para todas as pessoas, desde aquelas que conseguem competir em alto nível até mesmo aquelas que possuem limitações físicas. Esporte é saúde, esporte é vida, por isso, o incentivo as praticas esportiva é celebrar a vida de uma maneira geral.