• Matéria: Filosofia
  • Autor: thabatacassia1190
  • Perguntado 5 anos atrás

Segundo existencial Heidegger chama se existência a esta característica do ... no homem, três modos de conhecer: o sentir, o entender e o discorrer ?​

Respostas

respondido por: naildafagundes
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Resposta:

A temporalidade tem a função de unir a essência com a existência.

As três “estases” temporais (passado, futuro e presente) correspondem, no homem, três modos de conhecer: o sentir, o entender e o discorrer. Pelo sentir está em comunicação com o passado; Pelo entender, está em comunicação com futuro, com as suas possibilidades; Pelo discorrer, ele está em comunicação com o presente.

Explicação:

A FENOMENOLOGIA  DO HOMEM…

O ser nunca se manifesta diretamente, imediatamente, em si mesmo, mas sempre como o ser deste ou daquele ente.

Segundo  Heidegger, a compreensão do ser é, ao mesmo tempo uma determinação do ser do homem.  O homem é a porta de acesso ao ser. Aqui Heidegger  aplica o método fenomenológico: parte do homem de fato, deixa que ele se manifeste tal qual é, e procura compreender, sua manifestação.

Na sua pesquisa antropológica, ele descobre no homem alguns traços fundamentais, característicos do seu ser, traços os quais ele dá a denominação de existenciais.

O primeiro existencial é o ser-no-mundo que se encontra em situação (chamado de Daisen  ser-em-situação, por Heidegger), num círculo de afeto e interesses; o homem que está sempre aberto para se tornar algo novo. A própria situação presente é determina por aquilo que ele pretende fazer no futuro: muito do que ele faz hoje, senão tudo, ele o  faz em vista do que ele quer ser amanhã.

Segundo existencial Heidegger chama se existência a esta característica do homem de ser fora de si, diante de si, por seus ideais, por seus planos, por sua possibilidades.

Heidegger afirma que a essência, isto é, a natureza do homem, consiste na sua existência.

O terceiro existencial é a temporalidade. O homem é um existente porque está essencialmente ligado ao tempo. Isso faz com que ele se encontre sempre alem de si mesmo, nas possibilidades futuras. Neste sentido o homem é futuro. Mas para pôr em ato essa possibilidade, ele parte sempre de uma situação, na qual ele já se encontra, neste sentido ele é passado. Finalmente, enquanto ele faz uso das coisas que o cercam, ele é presente.

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