Texto elaborado pela autora.
BESSON, Jean Carlos Fernando Podopatologias Maringa
PR.: Unicesumar, 2020.
Diante do exposto, e do conteudo abordado na
disciplina, analise as questões abaixo e responda:
Questão 1 - De acordo com o que estudamos sobre
patologia geral, relacionado ao surgimento e progressão
das doenças agudas e cronicas, algumas teorias foram
propostas e podem estar associadas diretamente com seu
desenvolvimento
Levando em consideração principalmente a sua origem,
conceitue cada uma das teorias abaixo:
a) Teoria do Germe,
b) Teoria Multicausal,
c) Teoria da Homeostasia,
d) Teoria Psicossocial
e) Teoria Psiconeuroimunológica;
Respostas
Resposta:
Questão 1) De acordo com o que estudamos sobre patologia geral, relacionado ao surgimento e progressão das doenças agudas e crônicas, algumas teorias foram propostas e podem estar associadas diretamente com seu desenvolvimento.
Levando em consideração principalmente a sua origem, conceitue cada uma das teorias abaixo:
a) Teoria do Germe: É estabelecido que as doenças infecciosas apresentam um ponto de origem que é devido um patógeno específico podendo ser: fungo, bactéria ou um vírus. No fim do seculo XX verificou-se que por meio da evolução da ciência, que estes agentes agressores, segundo os padrões genéticos, ambientais ou multifatoriais, afetam de uma forma negativa a população humana, contribuindo para a cronificação das doenças, pois interferem no processo de defesa do organismo.
b) Teoria Multicausal: Depende do estilo de vida do indivíduo estresse e dieta interferem diretamente para o desenvolvimento da doença e seu tratamento vai de cada um dos indivíduos e por questões ambientais internos e externos.
c) Teoria da Homeostasia: É a manutenção que mantém nosso corpo em equilíbrio. Se ocorrer um desequilíbrio entre a parte interna e externa reduzindo o nível de minerais orgânicos, água, oxigênio, nutrientes, o corpo acaba demonstrando por meio de morfofisiológico diante do estresse. Se o organismo não se adaptar e regredir é capaz da doença evoluir para uma maior gravidade podendo chegar a morte.
d) Teoria Psicossocial: Refere-se a surgimento de doença que reflete na integração dos aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais. Por esses motivos pode-se desenvolver resistência a micróbios relacionados a esse contexto.
e) Teoria Psiconeuroimunológica: É o comportamento dos sistemas entérico, Neurais e endócrino. Essas doenças alteram o sistema imune afetando o indivíduo.
Explicação: