“Uma importante alteração relacionada ao envelhecimento do sistema neuromuscular é o declínio na força muscular relacionada à força de trabalho do músculo, à resistência muscular e à velocidade de contração. A perda de força em razão do envelhecimento afeta os músculos superiores e os inferiores, sendo mais acentuada nestes últimos, e também as musculaturas de sustentação do peso corporal. Há diminuição lenta e progressiva da massa muscular, sendo o tecido nobre paulatinamente substituído por colágeno e gordura. O número de fibras musculares no idoso é aproximadamente 20% menor do que no adulto”. (BONARDI, G; SOUZA, V. B. A; DE MORAES, J. F. D. Incapacidade funcional e idosos: um desafio para os profissionais de saúde. Scientia Medica. Porto Alegre. 2007. v. 17. n. 3. p. 138-144.)
Qual/quais atividades podem ser aplicadas em um treinamento para idosos, com o objetivo de manter a função de força muscular e/ou aumentar o ganho de massa muscular? Assinale a alternativa correta.
Atividades físicas relacionadas à potência, como saltos e isometria, são as mais indicadas para aumento de força em idosos.
Treinos com atividades de alongamento e flexibilidade podem auxiliar no ganho da massa muscular.
Treinos de tiros com foco na velocidade e na agilidade podem auxiliar prioritariamente no ganho de massa e força muscular.
A musculação é uma atividade bastante indicada para melhorar/manter a massa muscular e auxiliar para manter os níveis de força muscular, mesmo em idosos.
Atividades lúdicas e recreativas são predominantemente de característica de aumento de força muscular.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
D) A musculação é uma atividade bastante indicada para melhorar/manter a massa muscular e auxiliar para manter os níveis de força muscular, mesmo em idosos.
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás