Respostas
Resposta:
Cartas Chilenas” é um conjunto de poemas satíricos que circularam ... A história da obra se trata do envio de cartas, que na ... Carrancudo casquilho, a quem rodeiam
Resposta:
Explicação:
A história da obra se trata do envio de cartas, que na verdade são poemas escritos em versos decassílabos brancos, escritas por Critilo com destino a seu amigo Doroteu.
Critilo mora na cidade de Santiago, no Chile, e através de treze “Cartas Chilenas” enviadas a Doroteu, residente na Espanha, narra os casos de abuso cometidos pelo então governador chileno Fanfarrão Minésio.
Todo o conteúdo das cartas abordam à tirania e o abuso de poder do governador, poetizando o nepotismo, a violência, o ato de corrupção, o abuso do poder, a falta de conhecimento dos cidadãos e diversos erros administrativos, jurídicos e morais do governador.
Para Critilo, o governo autocrático constituía um atentado ao equilíbrio natural da sociedade. Contudo, as mensagens sarcásticas não apresenta nenhuma revolta em relação ao sistema colonial ou ao colonizador.
Mas, na realidade, toda a história e acontecimentos revelados nas cartas anônimas se referem a conduta de Luís da Cunha Meneses, governador de Minas Gerais no período em que os manuscritos circulavam pelas ruas.
Através das circunstâncias relatadas, percebe-se também que o país retratado não é o Chile, mas sim Minas Gerais. A cidade não é Santiago, mas Vila Rica, e que Doroteu é um pseudônimo para Cláudio Manuel da Costa, um poeta português.