Leia a citação e responda às questões:
“O entendimento não tem, ao que me parece, a mais vaga noção de ideias que não
receba de uma destas fontes, objetos externos, que oferecem à mente ideias de
qualidades sensíveis, cada uma delas diferentes percepções produzidas em nós, e a
mente, que oferece ao entendimento ideias de suas próprias operações.
[...] não há em nossa mente nada que não entre por uma dessas duas vias. Que cada
um examine seus próprios pensamentos, vasculhe todo o seu entendimento e me diga
se as ideias originais que ali encontra são mais que objetos dos sentidos ou que
operações da mente tomadas como objetos de reflexão”
LOCKE, John. Ensaio sobre o Entendimento Humano. São
Paulo: Martins Fontes, 2012, p. 99.
a) De acordo com o texto, quais são as fontes de nossas ideias?
b) Podemos dizer que o autor defende que posição – racionalismo, empirismo ou
outra? Argumente e explique a posição de Locke.
RESPOSTAS COERENTES, POR FAVOR
Respostas
Filosofia - PET 3
Semana 1
1 - c) Sofistas
2 - a) Iniciou com os Sofistas e está presente em afirmações como “ O homem é a medida de todas as coisas”.
3 - c) O autoconhecimento que poderia ser obtido por meio da ironia e da maiêutica, métodos que consistem em fazer indagação, fingindo ignorância, para despertar no interlocutor o conhecimento latente.
Semana 2
1 - d) Consistia em duvidar de tudo e a partir da dúvida, reconduzir o pensamento à possibilidade da realidade, processo que se sintetiza na frase "penso, logo existo"
2 - Segundo Leileniz, o pecado é necessário para criar o melhor de todos os mundos possíveis e é resultado do nosso livre arbítrio. Tem que haver um equilíbrio entre o bem e o mal, afim de manter a lacuna entre is seres humanos e Deus.
Semana 3
1 - Elas vem no mundo ao nosso redor e a maneira que capituramos e refletimos sobre aquilo que ouvimos, vermos e sentimos mesmo quando não reparamos que fizemos isso.
2 - letra a
3 - c) Racionalismo
Semana 4
1 - b) Pirro
2 - a) A epoché do cético leva à indiferença em relação a tudo e, assim, à tranquilidade
3 - Dogmatismo ingênuo: é composto por aqueles que acreditam nos dogmas porque acham que não poderia existir outra verdade
Dogmatismo irracional: abrange aqueles que acreditam que seja possível atingir a verdade e o conhecimento por meio da fé, da revelação e da intuição, portanto, por meios não racionais, mas emocionais.
4 - b) Sustentação do método dialético
Semana 5
1 - b) Na divisão do poder absoluto em três ramos distintos, mas interligados no Executivo, Legislativo e Judiciário
2 - d) Instituição dos Três Poderes
3 - c) Consolidação do racionalismo como fundamento do conhecimento humano.
4 - O Século XVIII acabou sendo conhecido como o " Século das luzes" por ter sido o Século em que predominaram as ideias do Iluminismo.
O Iluminismo, um movimento político, artístico, científico e cultural da Europa dos séculos XVII e XVIII era uma espécie de combate ao imobilismo social e científico da Europa de então, criticando profundamente aspectos da sociedade europeia que eram vistos como responsáveis por uma "decadência" percebida da Europa durante a Idade Média.
Defendiam, contra o dogmatismo, o modelo científico, contra o Absolutismo monárquico o modelo da República.
Semana 6
1 - c) Nos sentidos, vai daí ao entendimento e termina na razão
2 - a) O ato de conhecer se distingue em duas formas básicas: conhecimento empírico e conhecimento puro
3 - Segundo Kant, o dever é o princípio supremo de toda a moralidade. Dessa forma uma ação é certa quando realizada por um sentimento de dever. A razão é a condição a priori da vontade, por isso independe da experiência.
A) O conhecimento advém por meio dos sentidos externos.
B) Empirismo, pois parte das experiências para se estabelecer o conhecimento humano.
John Locke é filósofo do Empirismo e acredita que o homem é uma tábula rasa.
Locke, filósofo moderno inglês, foi um dos representantes da escola empirista na Modernidade e trouxe à filosofia uma nova forma de conceber o conhecimento a partir do homem.
Para Locke, o homem nasce sem conhecimento prévio de nada e estipula o homem como um ser-tábula rasa, ou seja, sem conhecimento antes dos sentidos externos.
O homem é capaz de conhecer e elaborar as ideias quando se depara com as coisas no mundo e as apreende através dos cinco sentidos.
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