• Matéria: História
  • Autor: arthursilva22k2
  • Perguntado 5 anos atrás

rapidooooo tudo por favor ​

Anexos:

Respostas

respondido por: xXAstridXx
1

Resposta:

1. Podemos dizer que as atividades que levaram à interiorização do território brasileiro, foram:

A pecuária, considerando o século XVI, uma vez que para manter o gado afastado das plantações de cana-de-açúcar e evitar prejuízos para os produtores, os colonos adentraram na mata nordestina.

As missões jesuítas, que levaram a cultura católica aos índios.

As Bandeiras ou Entradas já que os bandeirantes foram muito importantes na interiorização do Brasil, considerando a diferença entre os dois tipos de expedições em relação ao apoio da Coroa portuguesa (Entradas).  

2. Os bandeirantes costumavam capturar os indígenas para fazer trabalhos escravos ,e tinham preferência pelos que viviam em missões pois os mesmos permaneciam agrupados facilitando a captura.

3. As chamadas monções foram expedições fluviais que, entre a segunda década do século XVIII e a primeira metade do século XIX, mantiveram contato entre a capitania de São Paulo e a capitania de Mato Grosso, no Brasil. Monção é uma palavra de origem árabe (mauasin, que significa "estação do ano em que se dá determinado fato") e é como se chamam os ventos característicos do Sudeste Asiático. A nomeação foi escolhida por determinar o período entre o final de março e o início de junho, quando acreditavam ser a melhor época para uma expedição pelo Araritaguaba, quando o nível da águas dos rios era maior. A descoberta de ouro nas regiões do rio Cuiabá foi o que impulsionou as navegações que aumentaram a comunicação com Mato Grosso.

4. As expedições denominadas entradas e bandeiras tiveram como objetivo a captura de índios para o trabalho escravo e a procura por metais preciosos, como ouro, prata e diamante.


arthursilva22k2: obg
Perguntas similares