Sobre o financiamento da educação no Brasil, a Constituição de 1988, em seu art. 212, estabelece percentuais mínimos de recursos a serem investidos por municípios, estados e Distrito Federal na Educação Básica dos respectivos sistemas de ensino – no caso, 18% para a União, e 25% para os estados.BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23/12/1996. Disponível em: . Acesso em: 25/01/2020.Com base nas informações acima, analise as seguintes proposições e a relação entre elas.I. O texto constitucional referente aos percentuais de recursos a serem aplicados pela União e pelos estados e municípios não contempla as instituições de ensino da rede privada. PORQUE II. As redes privadas de ensino são financiadas por intermédio da cobrança de mensalidades dos estudantes nela matriculados.Assinale a alternativa correta.
A proposição I é falsa, e a proposição II é verdadeira.
A proposição I é verdadeira, e a proposição II é falsa.
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
As proposições I e II são falsas.
Respostas
Resposta:
As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
Explicação:
Resposta: As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
Explicação:
Com base nas informações acima, analise as seguintes proposições e a relação entre elas.
I. O texto constitucional referente aos percentuais de recursos a serem aplicados pela União e pelos estados e municípios não contempla as instituições de ensino da rede privada. PORQUE II. As redes privadas de ensino são financiadas por intermédio da cobrança de mensalidades dos estudantes nela matriculados.
Assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada:
Incorreta
As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
Resposta Correta:
Correta
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
Comentário da resposta:
A resposta está incorreta. Releia o e-book. Considere que vivemos em uma sociedade com muitas desigualdades econômicas, e para muitas crianças, jovens e adolescentes a única forma de estudarem é se houver investimentos que garantam a permanência deles nos estabelecimentos de ensino. Para tanto, além desses percentuais também há programas federais que garantem transporte, merenda, material didático-pedagógico e outros.