Cite 3 problemas ambientais que se tornaram um desafio para os países europeus ao
longo do tempo. Comente sobre cada um deles.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Alterações climáticas
Na Europa, as temperaturas médias anuais da atmosfera aumentaram 0,3-0,6°C desde 1900. Os modelos climáticos predizem aumentos de cerca de 2°C, relativamente aos níveis de 1990, até ao ano 2100, sendo os aumentos mais acentuados no norte da Europa do que no sul. Entre as consequências potenciais desta tendência contam-se a subida do nível do mar, tempestades mais frequentes e intensas, inundações e secas, alterações no biota e na produtividade alimentar. A gravidade destas consequências dependerá, em parte, do grau de aplicação de medidas de adaptação nos próximos anos e décadas.
Destruição do ozono estratosférico
As medidas políticas adoptadas internacionalmente para proteger a camada de ozono reduziram a produção anual mundial de substâncias que destroem o ozono em 80-90% do seu valor máximo. As emissões anuais registaram igualmente uma rápida diminuição. Porém, as características temporais dos processos atmosféricos determinam que ainda não sejam visíveis quaisquer repercussões das medidas internacionais nas concentrações de ozono estratosférico ou na quantidade de raios ultravioletas-B (UV-B) que chega à superfície do planeta.
Acidificação
Desde a Avaliação de Dobris, registou-se alguma diminuição nos efeitos da deposição ácida originada pelas emissões de dióxido de enxofre, de óxidos de azoto e de amoníaco na água doce, o que permitiu uma recuperação parcial da fauna de invertebrados de muitas zonas. A vitalidade de muitas florestas continua a diminuir mas, embora esta degradação não esteja necessariamente relacionada com a acidificação, os efeitos a longo prazo da deposição ácida nos solos podem ter alguma influência. Em zonas sensíveis, a acidificação origina um aumento da mobilidade do alumínio e dos metais pesados, tendo como consequência a poluição das águas subterrâneas.