Esse (s) elemento (s) das funções executivas visa (m) gerencia a nossa capacidade de reter e manipular informações distintas por curto espaço de tempo. Tal função permite que consigamos realizar tarefas sequenciais com início, meio e fim, sem se perder em meio às informações. Indivíduos com lesões no córtex pré-frontal podem apresentar distúrbios de memória de trabalho e, com isso, tornam-se incapazes de ler um texto extenso ou cozinhar, por exemplo. Ao ler um texto, é necessário memória de trabalho para que se possa lembrar do parágrafo anterior e dar sentido ao que se está lendo. É esse tipo de memória que possibilita a realização de cálculos mentalmente e a estruturação de pensamentos complexos que dependam de várias informações simultâneas. Essa descrição corresponde: I. Memória de trabalho II. Flexibilização cognitiva III. Controle Inibitório É correto o que se afirma em
Respostas
A descrição que o enunciado apresenta corresponde ao que se afirma no item I: Memória de trabalho.
Os três itens que são apresentados na questão são os principais componentes de controle executivo: memória de trabalho, flexibilização cognitiva e controle inibitório.
No entanto, o enunciado da questão apresenta a função executiva que objetiva gerenciar a nossa capacidade de reter e manipular informações diferentes por um período curto de tempo, e essa função executiva é a memória de trabalho.
A memória de trabalho possibilita que as informações possam ser armazenadas de maneira provisória, ou seja, tem limites quanto à sua capacidade.
A memória de trabalho é somente um elemento que possui ligação à memoria, isso é, pode ser entendida como as informações de curto prazo que, se mantidas, passarão para a memória de longo prazo.
É por causa da memória de trabalho que somos capazes de realizar as funções do dia a dia, como ler, calcular, assimilar ideias e fatos, entre tantas outras.
Veja mais sobre a memória em:
https://brainly.com.br/tarefa/22656816