Ele: — Pois é.
Ela: — Pois é o quê?
Ele: — Eu só disse pois é!
Ela: — Mas “pois é” o quê?
Ele: — Melhor mudar de conversa porque você não
me entende.
Ela: — Entender o quê?
Ele: — Santa Virgem, Macabéa, vamos mudar de
assunto e já!
Ela: — Falar então de quê?
Ele: — Por exemplo, de você.
Ela: — Eu?!
Ele: — Por que esse espanto? Você não é gente?
Gente fala de gente.
LISPECTOR, Clarice.
A hora da estrela.
Rio de Janeiro: Rocco, 1998. p. 48.
Há três conceitos clássicos de discursos, estudados pela gramática tradicional, que designam três modos de reproduzir ou citar um ato de enunciação. O texto acima é constituído por apenas um tipo de discurso. Analise as proposições em relação a ele e aos tipos de discursos.
I. O discurso direto é a forma de citação do discurso em que o narrador indica o discurso do outro, e depois reproduz literalmente a fala dele.
II. O discurso direto é uma operação que confere ao discurso a vivacidade e naturalidade típicas da oralidade, pelos recursos das interjeições, exclamações, interrogações diretas e dos vocativos, entre outros elementos.
III. O discurso direto e o indireto são expedientes linguísticos para mostrar as diferentes vozes bem demarcadas no texto.
IV. As frases que, no discurso direto, têm a forma interrogativa ou imperativa convertem-se no discurso indireto, em orações declarativas, conforme “Ele: – Por que esse espanto? Você não é gente? Gente fala de gente” (linha 11): Ele perguntou por que o espanto, se ela não era gente, porque gente fala sobre gente.
V. Em uma mesma mensagem verbal pode-se reconhecer mais de uma função da linguagem, embora uma seja dominante. No diálogo entre Macabéa e Olímpio a função da linguagem predominante é a fática.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
Respostas
Resposta:
todas as afirmativas são verdadeiras.
Todas as alternativas são verdadeiras, pois descrevem com precisão características do discurso direto e indireto. Portanto, a alternativa correta é a letra e.
Discurso direto e indireto
Os textos narrativos apresentam os diferentes tipos de discurso com a finalidade de introduzir as diversas vozes, como o narrador e os personagens.
No caso do discurso direto, o narrador reproduz exatamente a fala do personagem. No discurso indireto, o narrador fala pelo personagem, cuja fala é reportada.
O trecho da questão está totalmente em discurso direto, ou seja, as falas dos personagens são reproduzidas diretamente, como no exemplo:
- "Ele: — Melhor mudar de conversa porque você não me entende."
O mesmo trecho, se estivesse em discurso indireto, seria da seguinte forma:
- Olímpio pediu a Macabéa que mudasse de conversa, pois ela não o entendia.
Leia mais sobre discurso direto e indireto no link: https://brainly.com.br/tarefa/1515572
#SPJ2