Nas sociedade primitivas a mulher era respeitada e reverenciada pelo mistério da vida que se abrigava em seu ventre. As primeiras representações de divindades foram mulheres. Por qual motivo a mulher foi perdendo esse papel de destaque, sobretudo no mundo ocidental, tanto nas religiões quanto nas sociedades? *
1 ponto
Porque tanto as sociedades quanto as religiões deixaram de valorizar a maternidade, a geração de um novo ser.
Porque as mulheres passaram a se interessar somente por atividades ligadas ao lar, não tinham interesses religiosos ou políticos.
Porque as sociedades passaram a ser organizar por meio de um patriarcado em que os homens assumiram as responsabilidades religiosas e sociais, submetendo as mulheres aos seus comandos.
Porque as mulheres decidiram que não seriam mais responsáveis pela maternidade.
2. Sobre o papel das mulheres nas religiões, podemos afirmar: *
1 ponto
Mãe Menininha de Gantois foi uma Ialorixá baiana que atuou para que o Candomblé fosse reconhecido no Brasil.
Sônia Guajajara, liderança indígena, ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1974.
Monja Coen nasceu no Japão, estudou o Zen Budismo no convento de Nagoia e veio ao Brasil para assumir a presidência da Federação Budista.
Malala é uma ativista muçulmana que atua na defesa da proibição, imposta em seu país, das mulheres estudarem.
rapido por favor preciso dessa resposta
eu marco como melhor respostaaaa
e
U
R
G
N
T
E
E
E
E
E
E
Respostas
O motivo da mulher perder papel de destaque, sobretudo no mundo ocidental, tanto nas religiões quanto nas sociedades foi:
Porque as sociedades passaram a ser organizar por meio de um patriarcado em que os homens assumiram as responsabilidades religiosas e sociais, submetendo as mulheres aos seus comandos.
Desde a origem da humanidade, muitos povos caminharam para o desenvolvimento de sociedades patriarcais, isto é, sociedades em que o homem detém o poder, que passou do ambiente familiar e privado para o público, fazendo com que os sistemas políticos se desenvolvessem controlados por eles.
2. O papel das mulheres nas religiões:
Mãe Menininha de Gantois foi uma Ialorixá baiana que atuou para que o Candomblé fosse reconhecido no Brasil.
Maria Escolástica da Conceição Nazareth, a Mãe Menininha de Gantois, foi uma mãe de santo brasileira, que lutou pela legalização da religião dos Orixás, o Candomblé, e a consequente integração desta religião na sociedade.
Bons estudos!
1 - O principal motivo das mulheres terem perdido o seu prestígio e papel de destaque foi porque as sociedades começaram a mudar sua estrutura, fazendo com que o patriarcalismo e o machismo fosse coisas que estivessem vigorando em todo o mundo ocidental.
O patriarcalismo nada mais é do que o homem sendo totalmente superior, o homem é o detentor de todas as decisões importantes e é ele que manda na mulher, que nessa estrutura acaba virando apenas uma submissa que deve obedecer e não ter voz ativa.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/2141564
2 - Podemos afirmar que a mãe menininha de Gantois foi uma lalorixá baiana que atuou no reconhecimento do Candomblé no Brasil, portanto, a letra A está correta.
O candomblé tem origem africana e foi difícil a aceitação dele no Brasil, no entanto, com a ajuda de Maria Escolástica de Conceição Nazareth tudo melhorou, ela era uma mãe de santo brasileira, que fez de tudo para que essa religião afrodescendente fosse aceita e integrada na sociedade.
Isso só nós mostra como a força feminina existe e pode mudar o mundo.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/30425110