Num passado recente, as mulheres não podiam estudar, votar ou trabalhar fora de casa. Deveriam exercer, exclusivamente, o papel da maternidade. Os homens também estão presos ao seu papel de masculinidade. A questão de gênero surgiu como importante reflexão para o feminismo. No fim dos anos 1940, a filósofa francesa Simone de Beauvoir afirmou que “ninguém nasce mulher, mas torna-se mulher” (1970, p.99).
Leia as alternativas a seguir e indique as que expressam o pensamento da autora.
I- Como ao nascer, o sexo da pessoa não está definido, depois de uma certa idade, ela deve optar por tornar-se mulher ou tornar-se homem.
II- Tornar-se mulher ou tornar-se homem não resulta de um ato único, inaugural, como o nascimento. Ao invés disso, diz respeito a uma construção que acontece em meio a cultura.
III- Beauvoir contesta o pensamento determinista do final do século 19 que usava a biologia para explicar a inferiorização do sexo feminino e as desigualdades sociais entre os gêneros.
Estão corretas:
I, II, III
I, II
I, III
II
II, III
almeidamariaclara:
resposta?
Respostas
respondido por:
9
Letra A: Simone de Beauvoir já dizia que “ninguém nasce mulher, mas torna-se mulher"; o que nos leva a concluir que Beauvoir contesta o pensamento determinista de que a biologia poderia vir a determinar tudo, desconsiderando os efeitos que as construções sociais possuem sobre o comportamento humano, desconsiderando também a individualidade e a jornada que cada um possui em vida.
Ela denota que tornar-se homem não resulta de um ato único, inaugural e específico como o nascimento. Simone de Beauvoir deixa claro que o ato de tornar-se homem ou mulher durante a vida trata-se de uma construção que acontece em meio a uma cultura, sendo que há diferentes culturas, inclusive com visões acerca de gêneros flutuantes.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás