Respostas
Resposta:
Instituído há 64 anos, o feriado de 15 de novembro comemora a Proclamação da República no Brasil. A forma de governo deixou de ser monárquico e passou a ser republicano nesta data no ano de 1889, quando o militar Marechal Deodoro da Fonseca comandou um golpe de Estado que pôs fim à soberania de Dom Pedro II, à época imperador do Brasil. O ato completa hoje 124 anos e a data marca o movimento que, apesar da mudança ocasionada, contou com pouca participação popular.
As transformações que culminaram na Proclamação da República, que incluem o processo de industrialização e o crescimento da cafeicultura, ganharam força em 1870, quando os republicanos se organizaram em um partido. Em 1873, inclusive, o Partido Republicano realizou a Convenção de Itu, na cidade vizinha à Sorocaba. O encontro reuniu políticos de todo o Brasil e alguns sorocabanos, como Ubaldino do Amaral e Américo Brasiliense. "Eles faziam parte de um grupo elitizado e essa convenção foi um dos passos para a mudança da forma de governo", conta o presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), Adilson César.
A participação da região de Sorocaba no processo republicano foi restrita, explica o historiador. "Temos também o piracicabano Prudente de Morais, que foi o primeiro presidente civil da República", ressalta. Prudente sucedeu o próprio Marechal Deodoro da Fonseca, instituído presidente do governo provisório, e Floriano Peixoto, que assumiu o cargo com a renúncia do marechal, por ser vice. Desde então, 32 presidentes já governaram o Brasil, que atualmente possui como forma e sistema de governo a república federativa.