2)Analise um fragmento do texto pertencente ao Ofício enviado pelo Professor Cleto, em 1871, ao diretor geral da instrução pública da época:“(...) tenho a distinta honra de pedir a V. Sª que se digne de conceder-me licença para abrir eu uma escola noturna na mesma casa em que funciona a diurna sob minha direção, na qual possam receber os rudimentos da instrução aqueles de nossos irmãos que infelizmente trazem na fronte o aviltante selo da escravidão e cujos senhores nisso consentirão (...)”Ofício enviado ao diretor geral da instrução pública, pelo professor José Cleto da Silva. 10/08/1871. Ref. BR APPR 435, p. 188. Extraído de: SILVA, Nome Santos da. “O Batismo da Instrução”: projetos e práticas da instrução formal de escravos, libertos e ingênuos no Paraná Provincial. Dissertação. UFPR.1. A partir da análise do fragmento do texto lido anteriormente e dos conteúdos abordados na aula, é correto afirmar: * *
1 ponto
a) O professor Cleto pediu autorização para lecionar e posteriormente lecionou para alunos cativos (escravizados).
b) Verifica-se no fragmento de texto um segregacionismo por parte do professor Cleto não desejando cumprir a ordem oriunda do governo de lecionar para todos.
c) O trecho do ofício e o fato histórico em questão é a abertura de uma escola para mulheres, um assunto promovido pelos políticos imperiais brasileiros.
d) O maior objetivo do professor Cleto mediante análise do fragmento do ofício era conseguir dinheiro e reajuste salarial para construir uma escola modelo em Paranaguá.
Respostas
respostas:
1 - É correta a alternativa A
2 - É correta a alternativa C
Explicação:
1- já que no fragmento do documento é dito que o professor Cleto pretendia iniciar um turno noturno em sua própria escola para atender durante este período os escravizados, de modo a garantir alguma instrução para estas pessoas que ainda não tinham seus direitos plenos garantidos.
2 - É correta a alternativa C, de modo que, historicamente, os descendentes de escravizados, ao menos na primeira geração, não poderiam ter os recursos econômicos necessários para garantir a sua educação. A Escola Humanitária servia então como uma espécie de "ponte", garantindo algum tipo de integração para estas pessoas que eram sistematicamente excluídas.
Explicação:alguma divida so chama