• Matéria: Sociologia
  • Autor: caioromano75
  • Perguntado 5 anos atrás

Quais são os ambientes para o desenvolvimento da socialização primária e da socialização secundária

Me Ajudem ​

Respostas

respondido por: jhenny4264
1

Resposta:

A educação infantil é considerada como importante corresponsável pelo início da promoção de padrões específicos de interação social, como interações afilia tivas, pró-sociais e de caráter cooperativo envolvendo crianças, professores, membros da família e adultos em geral. Assim, o professor destas crianças está intrinsecamente envolvido no seu desenvolvimento e socialização, podendo canalizar determinadas formas de interação social em detrimento de outras, como a violência, por exemplo. As interações sociais construtivas e cooperativas têm o potencial de promover a aprendizagem eficiente de habilidades e conteúdos, assim como a empatia e o respeito mútuo, fundamentais ao desenvolvimento moral. O presente estudo teve como objetivo analisar as concepções e orientações para crenças e valores de professores da EI sobre a temática das relações entre socialização, desenvolvimento e educação infantil. Para isso, foram entrevistadas dezesseis professoras da EI da rede pública de ensino de Brasília. Os resultados das entrevistas individuais indicaram a grande dificuldade da maioria das professoras em definir conceitos fundamentais à socialização e ao desenvolvimento da criança no contexto da EI. Por fim, considera-se a importância de um trabalho cooperativo entre psicologia e educação voltado para a motivação e formação de competências dos professores, com foco na construção diária de um ambiente escolar permeado de interações sociais construtivas.

Palavras-chave: Educação infantil, Psicologia cultural, Socialização, Cooperação entre crianças.

1 Introdução

A Educação Infantil ela é a primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento completo da criança até os seus seis anos de idade, onde da inicio ao Ensino Fundamental. A Constituição Federal assegura várias garantias aos nossos pequenos cidadãos, e mesmo assim ainda encontramos o acesso negado a Educação infantil.

A pré-escola cumpre conduzir a criança à socialização e à Alfabetização, o educador é o mediador, que apresenta aos pequenos vários horizontes de aprendizagem. Acredita-se que as crianças ao passar pelo pré-escolar mais conhecido como Educação Infantil terão melhores desenvolvimentos e várias possibilidades de concluir com perfeição seus estudos. Ao experiementar vivências especiais à criança terá uma aprendizagem capaz de contribuir para o desenvolvimento cognitivos e sociais, para uma perspectiva de interação social, priorizando a cultura e as atividades que são mediadas pelos professores, como determinantes nas aprendizagens e no desenvolvimento infantil.

Perguntas similares