Respostas
Explicação:
atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. Sua manifestação está diretamente relacionada à força da gravidade e à influência que essa realiza sobre as moléculas gasosas que compõem a atmosfera. Assim, a pressão atmosférica sofre variações conforme as altitudes e as condições de temperatura do ar.
Quanto maior a altitude de um dado relevo, isto é, quanto mais elevado ele estiver em relação ao nível do mar, menor será a pressão atmosférica. Isso ocorre porque a força da gravidade mantém a maior parte do ar próxima à superfície, o que explica o fato de grandes cadeias de montanhas apresentarem um ambiente mais rarefeito.
As temperaturas, por sua vez, também são fatores decisivos sobre os níveis de intensidade da pressão atmosférica. Quimicamente falando, quando as substâncias estão mais frias, as moléculas agrupam-se, e quando as substâncias estão mais quentes, as moléculas afastam-se.
Por isso, nas zonas da Terra em que as temperaturas encontram-se menos elevadas, as moléculas de ar unem-se, ficando mais densas e, portanto, mais pesadas, aumentando a pressão. Quando as temperaturas se elevam, as partículas se afastam, o ar fica menos denso e a pressão diminui.
As variações de pressão atmosférica existentes nos diversos pontos da Terra são responsáveis pela ocorrência dos ventos, que se deslocam das zonas de alta pressão para as zonas de baixa pressão. Por esse motivo, temos a formação da circulação atmosférica e o deslocamento das massas de ar, bem como todos os fenômenos climáticos
A pressão atmosférica também interfere nas condições do tempo. Isso porque as zonas de baixa pressão provocam a subida das frentes de ar, o que propicia a formação de nuvens, enquanto as zonas de alta pressão propiciam a descida do ar, impedindo a formação de nuvens e deixando o tempo mais “limpo”.
O instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica de um dado local é o barômetro, que realiza a medição em mb (milibares). A pressão média da Terra é de 1013mb.
Cadeias de montanhas apresentam uma menor pressão atmosférica
Artigos Relacionados
Umidade do Ar
Entenda o que é a umidade do ar e descubra a importância desse elemento climático, bem como as diversas influências que ele possui sobre a nossa vida.
Planeta Vênus
Clique para conhecer as principais características do planeta Vênus!
Formas de relevo
Conheça os tipos ou formas de relevo e compreenda suas características principais, com exemplos e imagens!
Umidade atmosférica
Saiba mais sobre a umidade atmosférica, seus efeitos sobre o clima e a diferença entre umidade absoluta e umidade relativa do ar.
Altitude, latitude e clima
Conheça a relação entre altitude, latitude e clima, além de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento e o comportamento da atmosfera.
Física da pipoca
Clique aqui e saiba como a Física atua no processo de transformação do milho na deliciosa pipoca!
Alguns Aspectos do Solo
Alguns Aspectos do Solo, O que é solo, Como é constituído os solos, Quais são os tipos de solos, A importância dos solos para a sociedade, O solo e a produção agrícola, Os solos e o processo erosivo.
Agentes de formação do relevo
Confira aqui quais são os agentes de formação do relevo e veja como eles atuam.
A Biosfera
Biosfera, O que é a Biosfera, Os aspectos favoráveis a vida na Biosfera, A Biosfera e seus elementos, A constituição da Biosfera, Biosfera esfera da vida.
Oceano Pacífico
Saiba mais sobre o Oceano Pacífico, o maior e mais profundo oceano do planeta. Confira suas características, ilhas, curiosidades e mais!
A intensidade dos terremotos e suas conseqüências
A intensidade dos terremotos e suas conseqüências, Como os terremotos são medidos, A variação de escala dos tremores e seus respectivos prejuízos, A quantidade de tremores no mundo.
Estepes
Formação vegetal constituída basicamente por gramíneas.
Deserto do Saara
As características do maior deserto quente do
Acredito que seja se ñ for desculpe marca com melhor por favor