“A geografia escolar pode ser um saber essencial, se for capaz de compreender a sua condição de "gramática do mundo", isto é, de um corpo de conceitos e competências destinados a desvendar o texto social impresso nas paisagens. Essa sua função é insubstituível: não há outra disciplina adequada a revelar como o espaço produzido pelas sociedades materializa projetos econômicos, estratégias políticas e identidades culturais.
Uma definição como essa do lugar do ensino de geografia implica a revisão radical das práticas pedagógicas tradicionais. A "geografia de almanaque", com as suas listas de informações carentes de significado, deixa a cena e abre espaço para a análise da produção do espaço geográfico. A geografia regional clássica, com as suas descrições fragmentárias de aspectos físicos e humanos das paisagens, é substituída pela investigação das relações entre o meio gerado pelas tecnologias e a dinâmica dos processos naturais. A cisão entre a "geografia física" e a "geografia humana" é superada pelo estudo da atividade criadora das sociedades sobre um meio biofísico que funciona como substrato dinâmico.” (Magnoli e Araujo, 2008)
De acordo com o texto responda a alternativa que não corresponde ao conteúdo:
Escolha uma:
a. O lugar no ensino de geografia implica na revisão radical das práticas pedagógicas tradicionais
b. A geografia decorativa abre espaço para a análise da produção do espaço geográfico.
c. A geografia escolar não apresenta subsídios para desvendar o texto social impresso nas paisagens
d. A geografia regional clássica ainda é substituída pela investigação das relações entre o meio gerado pelas tecnologias e a dinâmica dos processos naturais.
Respostas
respondido por:
20
Alternativa C ( A geografia escolar APRESENTA subsídios para desvendar o texto social impresso nas paisagens)
respondido por:
1
a resposta correta é I, III e IV, Você pode achar isso no livro na página 74
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás