Numa grande rede como a internet, na qual existem milhões de equipamentos conectados e de fabricantes distintos, é necessário que existam e sejam observados padrões para que possa existir a perfeita troca de informações entre os equipamentos. Os padrões são criados por vários órgãos normatizadores em âmbito mundial. Com relação a padrões e órgãos normatizadores, analise as afirmativas a seguir: I- Interoperabilidade existe quando os equipamentos de rede conseguem trocar informações entre as aplicações executando-as corretamente. II- O modelo de referência OSI (Open System Interconnection), composto por 7 camadas para facilitar o processo de comunicação entre computadores, foi desenvolvido pela ISO (International Organization for Standardization). III- O modelo de comunicação TCP/IP, utilizado pela rede internet, é exatamente igual ao modelo de referência OSI, utilizando uma arquitetura de 7 camadas. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Respostas
I e II estão corretas.
I- Interoperabilidade existe quando os equipamentos de rede conseguem trocar informações entre as aplicações executando-as corretamente. Correto, Interoperabilidade é a capacidade de um sistema (informatizado ou não) de se comunicar de forma transparente (ou o mais próximo disso) com outro sistema (semelhante ou não). Para um sistema ser considerado interoperável, é muito importante que ele trabalhe com padrões abertos ou ontologias.
II- O modelo de referência OSI (Open System Interconnection), composto por 7 camadas para facilitar o processo de comunicação entre computadores, foi desenvolvido pela ISO (International Organization for Standardization).Correta, a ISO (a International Organization for Standardization) lançou em 1984 o modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection).
III- O modelo de comunicação TCP/IP, utilizado pela rede internet, é exatamente igual ao modelo de referência OSI, utilizando uma arquitetura de 7 camadas. Incorreta, esse modelo (OSI) serve de referência para que os desenvolvedores programem redes que podem se comunicar e trabalhar independente do fabricante. O grande segredo é padronização e interoperabilidade. Já o TCP/IP é uma pilha de protocolos que realmente foi implementada na prática e utilizada até os dias de hoje, porém precisamos conhecer ambos os modelos, pois os equipamentos de rede são classificados conforme o modelo de referência OSI, apesar do TCP/IP estar funcionando na prática e o OSI não! Isso porque tudo se iniciou com o modelo OSI, portanto ele acabou sendo um modelo teórico para os desenvolvedores e estudiosos.
Resposta:
As afirmativas I e II estão corretas.
Explicação:
Corrigido pelo AVA