• Matéria: Filosofia
  • Autor: alanaesouza
  • Perguntado 5 anos atrás

BASEADO NOS TEXTOS DE APOIO, EXPLIQUE SE A PERGUNTA “É POSSÍVEL TER CONHECIMENTO INFINITO?” É UMA PERGUNTA FILOSÓFICA E JUSTIFIQUE O PORQUÊ DE SUA RESPOSTA.

Respostas

respondido por: alis0265437
1

Resposta:

que texto ,manda a foto pra mim poder te ajudar.


alanaesouza: - Tanto o racionalismo como o empirismo são correntes teóricas que buscam responder a mesma pergunta: Como o homem aprende?
- Os racionalistas acreditam que o homem aprende através da razão (inteligência, principalmente na mente, já nasce com ela praticamente), já os empiristas entendem que o homem cria seu conhecimento por meio dos sentidos (visão, audição, etc).
alanaesouza: - Para a corrente racionalista o homem possui ideias que já nascem com ele, já os empiristas em geral acreditam que nada que o homem sabe deixou de passar pelos sentidos.
- No racionalismo o conhecimento é baseado na razão = inteligência e na lógica, já o empirismo o saber se baseia em experimentos.
- Podemos definir como filósofos que eram em geral racionalistas: Platão, Descartes, Leibniz, entre outros.
- Podemos definir como filósofos que eram em geral empiristas: Locke, Berkeley e Hume.
alanaesouza: Explicação: O racionalismo acredita que existe um conhecimento inato, e que podemos chegar à verdade apenas pelo exercício da nossa razão, antes mesmo da experiência sensorial.
Um exemplo disso seria a matemática, onde não precisamos confiar em nossos sentidos para estabelecer que 2 + 2 = 4.
Quanto aos filósofos racionalistas como Descartes, refletem que muitas coisas podem enganar os sentidos por isso o empirismo não seria confiável (ilusão de ótica, imagens, etc).
alanaesouza: Os empiristas criticam a crença em coisas sobre as quais não se pode provar por meio de experimentos e tem como trunfo em relação ao racionalistas o progresso das ciências da natureza, que são muito influenciadas por essa forma de pensar (experimentos).

Para Locke que era empirista a mente seria uma "Tabula Rasa", ou seja, um "quadro em branco". Sobre ele é gravado o conhecimento, cuja base é a sensação.
Perguntas similares