• Matéria: Direito
  • Autor: allanatavares1
  • Perguntado 5 anos atrás

No Brasil existem dois tipos de cartórios: os judiciais e os extrajudiciais. Os Judiciais, também chamados de Varas, são órgãos do Poder Judiciário presididos por juízes, que possuem como função o controle e a andamento dos processos judiciais. Os cartórios extrajudiciais são vinculados a um tabelião ou oficial de registro, que são pessoas que recebem delegação do poder público para registrar atos extrajudiciais e fornecer certidões. São pessoas que, no exercício de sua função, possuem fé pública, uma espécie de "confiança" especial para que possam certificar a validade e eficácia dos negócios jurídicos. Diante disso, disserte sobre os tipos de cartórios extrajudiciais e suas finalidades

Respostas

respondido por: JOJABE
6

Resposta:

Cartorios de notas finalidades:que lavra escrituras públicas,Nele se lavram,divórcios, inventários e partilhas, escrituras de compra e venda, doação, união estável, hipoteca.

Tabelionatos de Protesto,são levados títulos executivos (ex: duplicatas, cheques, etc) não pagos, e que promove a intimação dos devedores para pagar sob pena de protesto. Em caso de não pagamento, o título é protestado.

Cartório de Registro de Imóveis ,registram os contratos e escrituras públicas de aquisição de imóveis e também demais títulos que criem algum direito ou restriçãoem regra, por esse cartório que alguém se transforma em proprietário ou titular de algum direito real sobre algum imóvel.

Cartório de Registro de Títulos e Documentos,registram documentos para sua conservação (afinal, a certidão vale como o documento original) e também para que tenha efeitos perante toda a sociedade.

Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas:registram as pessoas jurídicas não empresariais (as empresariais são registradas na Junta Comercial de cada Estado). Ex: Associações, fundações, etc

Perguntas similares