1. A teoria endossimbiótica, de Marguilis, propõe que cloroplastos e mitocôndrias
teriam sido antigas bactérias. Comente a importância desse fato para a evolução da vida
na Terra:
Respostas
A teoria da endossimbiose diz que, primordialmente, as células não possuíam mitocôndrias e plastos. As células se alimentavam, provavelmente, de modo heterofágico ao englobar partículas por fagocitose. Em um certo ponto, uma célula teria englobado uma célula menor, procariótica, semelhante à mitocôndria. Essa célula favoreceu a sobrevivência da célula maior e ambas passaram a ter relação simbiótica.
Algo parecido ocorreu na introdução dos plastos às células vegetais.
Uma das provas da qual a teoria da endossimbiose pode ser correta está no fato de que tanto as mitocôndrias, quanto os plastos, possuem DNA próprio capaz de se autoduplicar.
A importância disso tudo está no fato de que a integração da mitocôndria nas células animais favoreceu de maneira positiva a sobrevivência da célula, visto que, a mitocôndria é uma "usina de energia".
Em relação as células vegetais, a integração dos plastos favoreceu o processo da fotossíntese pelo qual é formado carboidrato. Lembrando que o fornecimento de energia nas células vegetais é semelhante ao das células animais, visto que em células vegetais também ocorrem mitocôndrias.
Resposta:
A partir desse fato, explicou-se o porque dessas organelas terem seu próprio material genético e de terem camadas específicas de membranas exteriores
Explicação: