A chuva ácida é um fenômeno causado, sobretudo, por emissões resultantes da queima de combustíveis fósseis. O dióxido de enxofre, lançado no ar por algumas indústrias, e o óxido de nitrogênio, proveniente de diversos combustíveis fósseis e de veículos motorizados, combinam-se com o hidrogênio na atmosfera e transformam-se em ácido sulfúrico e em ácido nítrico.
BIGATÃO, D. M. M. M. Fundamentos da Química Ambiental. Maringá-PR, Unicesumar, 2020 (Adaptado).
De acordo com o texto acima e seus conhecimentos acerca da poluição atmosférica, avalie as afirmações a seguir.
I. O termo chuva ácida é atribuído apenas quando a forma de precipitação ocorre na forma de chuva, de modo geral, embora existam diversas formas de precipitação com níveis de acidez elevado.
II. As precipitações ácidas ocorrem devido aos processos de combustão de combustíveis fósseis e queimadas de matas, ou seja, os óxidos de nitrogênio e enxofre são catalisados pela luz solar e reagem com o oxigênio e o vapor de água, formando as precipitações.
III. A concentração dos gases SOx e NOx na atmosfera interferem diretamente no pH das chuvas ácidas, de acordo com alguns estudos. Por esse motivo, as regiões do Brasil, cujo pH é maior que 7,0 na água da chuva significa uma possível ocorrência de chuva ácida, comprometendo todo o ecossistema da região.
IV. A queima de uma quantidade muito grande de carvão (lignita) por parte de termoelétricas para a geração de energia após a segunda guerra mundial no noroeste da Eslováquia proporcionou um aumento considerável nos níveis de poluição atmosférica da região devido ao alto índice de SOx presente no carvão.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
0
Resposta: Alternativa 5
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás