Na ilha de Queimada Grande considerada o maior serpentário natural do planeta , ocorreu o que os cientistas chamam de especiação geográfica , como isso ocorreu?
Respostas
Resposta:
A ilha de Queimada Grande teria se formado há 55 milhões de anos, em um desdobramento das origens da Serra do Mar. No término da última glaciação da Terra, entre 10 mil e 12 mil anos atrás, a área acabou cercada pelo mar, em decorrência da elevação no nível dos oceanos. A maioria dos animais migrou para o continente. Os demais, impossibilitados de nadar, ficaram ilhados, sobrevivendo apenas aqueles que puderam se adaptar às condições da ilha.
A população de serpentes, que provavelmente eram da mesma espécie do continente – Bothropoides jararaca –, ficou ilhada. Sem suas presas usuais, geralmente pequenos mamíferos, as cobras precisaram recorrer às aves, a principal presa disponível. Essa mudança brusca de padrão alimentar forçou alterações no comportamento, como a adaptação à vida arborícola (em cima das árvores). Além disso, ocorreram mutações genéticas que foram selecionadas pelo ambiente ao longo dos anos e que desenvolveram toxinas mais poderosas, com veneno de 15 a 20 vezes mais forte que o da jararaca do continente. Isso deveu-se ao fato de que para matar aves era preciso um veneno eficaz, capaz de paralisar a presa com uma só picada, do contrário a ave voaria para longe. Originou-se, assim, a Bothrops insularis, ou a jararaca-ilhoa.
peguei de um site chamado supercalibiologistic.wordpress