Você está gerenciando uma empresa que vende material de construção há mais de 20 anos. A empresa tem um nome no mercado, cerca de 30 funcionários e atua com o mercado das classes C e D. No entanto, a crise econômica assolou a empresa, diminuindo suas vendas.
Você entende que a empresa pode se readequar caso seja feita uma reforma na sua estrutura produtiva, e uma das alternativas seria a terceirização de algumas atividades.
Dentre as atividades a seguir, quais você terceirizaria, quais manteria internamente e quais compraria externamente? Por quê? Faça uma discussão de sua estratégia para a organização.
a) Transporte dos produtos aos clientes.
b) Vendas.
c) Caixa e Financeiro.
d) Conferência e Expedição (atividade de conferir se o que está saindo para entrega equivale ao que foi comprado de fato).
e) Produção de aberturas e esquadrias.
f) Produção de tijolos.
g) Serragem de madeira.
Respostas
Resposta:
Dentro do cenário apresentado, há muitas possibilidades de resposta. A seguir será apresentado o caminho sugerido.
a) Transporte dos produtos aos clientes: terceirizar, pois assim é possível vender caminhões e maquinário, além de reutilizar os recursos com capital de giro, ao mesmo tempo em que o serviço terceirizado não é necessariamente pior.
b) Vendas: manter internamente, pois é difícil terceirizar isso sem comprometer a qualidade ou o controle sobre o mesmo.
c) Caixa e Financeiro: manter internamente, pois é difícil terceirizar isso sem comprometer a qualidade ou o controle sobre o mesmo.
d) Conferência (atividade de conferir se o que está saindo para entrega equivale ao que foi comprado de fato): manter internamente. Aqui é, provavelmente, a tarefa mais importante de se manter sobre tutela direta da gerência, já que é uma atividade que requer um comprometimento pleno e uma confiança irrestrita.
e) Produção de aberturas e esquadrias: comprar ou terceirizar. Ao se delegar para fora da organização, é possível vender ou alugar equipamentos antes utilizados para a produção, aumentando o capital de giro. Além disso, dado que não é o foco central da empresa, a delegação, seja por compra ou por terceirização, pode permitir maior foco no core business.
f) Produção de tijolos: comprar.
g) Serragem de madeira: manter internamente ou comprar. A serragem, dado que é uma atividade a qual deve ser tratada caso a caso, deve ser feita na própria empresa, internamente.
Opcionalmente, pode-se comprar diversos tamanhos e não oferecer o serviço sob medida, o que diminui custos e possibilita mais recursos para o capital de giro.
Atividades como vendas, caixa e conferência são parte do core business da empresa, produção não é; e transporte é um meio necessário para a venda, mas não ligado diretamente à atividade central.
Explicação: