O presidente do Comitê Olímpico Internacional Thomas Bach deu poucas esperanças a quem reivindica um espaço para os eSports nas Olimpíadas: “Não podemos ter no programa olímpico um jogo que promova violência”, disse ele. “Eles (os eSports), do nosso ponto de vista, são contraditórios aos valores olímpicos e, portanto, não podem ser aceitos”.
Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.
I. Ao contrário do que aconteceu nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, os chamados eSports não serão aceitos nas Olimpíadas de 2020 em Tóquio, PORQUE
II. há uma barreira crucial que está impedindo as competições de videogames de ganharem espaço nas Olimpíadas: a violência.
A respeito dessas afirmativas e da relação proposta entre elas, assinale a alternativa correta.
a) As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
c) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
d) A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira
Respostas
Resposta:
d) A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira.
Explicação:
I. Ao contrário do que aconteceu nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, os chamados eSports não serão aceitos nas Olimpíadas de 2020 em Tóquio.
no texto não fala nada sobre Tóquio ou Rio de Janeiro
II. há uma barreira crucial que está impedindo as competições de videogames de ganharem espaço nas Olimpíadas: a violência.
SIM, isso está em concordância com o parágrafo do enunciado.
Logo a única opção correta é a alternativa D).
Sobre os eSports nas Olimpíadas as afirmações, são respectivamente: Alternativa d) A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira.
I) Falsa: de acordo com o texto do enunciado os eSports ainda não têm sido considerados em nenhuma das olimpiadas, e ainda não tem chances futuros.
O que está claro é que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e Paris 2024 não terão nenhuma disciplina relacionada aos eSports.
Atualmente o programa olímpico conta com 28 modalidades fixas e a cada edição mais uma modalidade é adicionada. Como é o caso de Tóquio 2020 que incluiu caratê, beisebol e escalada.
II) Veradeira: A indústria de eSports está crescendo rapidamente. Uma atividade que atrai um grande percentual de público jovem. Por esta razão, o Comitê Olímpico Internacional (COI) aceita esta indústria e suas competições como uma atividade esportiva.
Para o COI, videogames como FIFA e NBA 2K podem formar os valores que a entidade quer transmitir por serem do gênero esportivo. Mas o caso de títulos que podem ser violentos no estilo League of Legends e Overwatch não poderiam fazer parte das Olimpíadas.