02 - CEPERJ - 2015 - Em “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, Max Weber investiga a relação entre a ascese religiosa em sua versão protestante e as raízes culturais do capitalismo. Neste sentido, o autor não defende a sobredeterminação do cultural sobre o econômico, mas argumenta que entre os dois fenômenos há uma relação de: A) antagonismo. B) subordinação. C) influência. D) negação. E) solidariedade.
Respostas
respondido por:
270
Resposta:
letra c
Explicação:
gustavocardoso534371:
obrigado
respondido por:
108
Letra C: na obra "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, Max Weber estudou a relação entre a religião cristã protestante e a sua relação com o desenvolvimento econômico e também a nível cultural do capitalismo. Weber aponta que o cultural e o econômico possuem uma relação de influência.
Ou seja, não há uma sobredeterminação do cultural sobre o econômico, e sim a influência entre um e outro. Da mesma forma que a reforma protestante e o desenvolvimento dessa linha de cristianismo influenciou o capitalismo, o próprio desenvolvimento capitalista também influenciou o protestantismo como religião.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás