• Matéria: Filosofia
  • Autor: CarolSchmeing
  • Perguntado 5 anos atrás

(UFSM) Se a recente antropologia estrutural está certa (e suas hipóteses, de fato, elaboram as suposições de Leibniz e Herder), esses modelos de parentesco, essas convenções de mútua identificação que subjazem a toda sociedade humana, dependem vitalmente da disponibilidade e desenvolvimento da linguagem. A passagem do homem de um estado natural para um estado cultural – o principal ato isolado de sua história – está em todos os pontos entrelaçados com suas faculdades de fala. Os tabus do incesto e os consequentes sistemas de parentesco que tornam possível a definição e a sobrevivência biossocial de uma comunidade não precedem a linguagem. Muito provavelmente desenvolvem-se com ela e através dela. Não podemos proibir o que não podemos nomear. As regras de casamento exogâmico ou endogâmico só podem ser formuladas e – o que não é menos importante – transmitidas onde existam adequada sintaxe e taxionomia verbal. Fonte: Steiner, George. Extraterritorial: a literatura e a revolução da linguagem. São Paulo: Companhia das Letras/Secretaria de Estado da Cultura, 1990. p. 69/70. Segundo o texto,

I. o autor considera a linguagem como uma condição apenas suficiente para a passagem do homem de um estado natural para um estado cultural.

II. os estudos recentes de antropologia estrutural conflitam com as especulações filosóficas de Leibniz e Herder.

III. a capacidade de nomeação é uma condição necessária para o estabelecimento de interdição social.Está(ão) correta(s) 

a) apenas I.

b) apenas II.

c) apenas III.

d) apenas I e II.

e) apenas II e III.​

Respostas

respondido por: sakjdkfq98f4
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Resposta:

c) apenas III.    

Explicação:


CarolSchmeing: obrigadaaa ^^
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