Tendo como base os princípios lógicos de Russell para um desenvolvimento de um raciocínio transpa-
rente através da linguagem, redija um texto de 40 linhas, observando os fatores associados a reportagem acima:
• Homem X Natureza;
• Os impactos da destruição do meio ambiente na vida humana;
• As políticas públicas e a preservação da vida;
• O indivíduo como “semente” de preservação da natureza.
Respostas
Resposta:
Homem X Natureza
O homem e o meio ambiente são duas palavras que vêm sendo utilizadas de forma separadas e até mesmo em alguns casos, opostas. Muitos autores relatam a utilização dos recursos naturais pelo homem como meio para o crescimento econômico. No entanto, atualmente, sabemos que crescimento econômico não é sinônimo de desenvolvimento.
Nos primórdios da humanidade, o ser humano, ainda nômade, utilizava os recursos naturais de um determinado local conforme suas necessidades diárias. Quando os alimentos se esgotavam naquele lugar, ele se mudava. Não possuía território fixo, mudava diversas vezes de lugar, utilizando os recursos disponíveis em um local e quando estes acabavam, ele escolhia um novo local para permanecer por mais um período de tempo.
. Qualquer atividade que o homem exerça no meio ambiente provocará um impacto ambiental. Esse impacto, no entanto, pode ser positivo ou não. Infelizmente, na grande maioria das vezes, os impactos são negativos, acarretando degradação e poluição do ambiente.
Os impactos negativos no meio ambiente estão diretamente relacionados com o aumento crescente das áreas urbanas, o aumento de veículos automotivos, o uso irresponsável dos recursos, o consumo exagerado de bens materiais e a produção constante de lixo. Percebemos, portanto, que não apenas as grandes empresas afetam o meio, nós, com pequenas atitudes, provocamos impactos ambientais diariamente.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats. Isso acarreta, consequentemente, o aumento do número de doenças na população e em outros seres vivos e afeta a qualidade de vida.
A preservação e/ou conservação se tornaram a principal forma de garantir um equilíbrio do ambiente, dos aspectos sociais e econômicos. Em outras palavras, as politicas públicas existem para assegurar determinados direitos e surgem com o propósito de defender o meio ambiente, além de atender às demandas sociais.
Resumindo, o indivíduo é a ÚNICA semente da preservação da natureza, o ser humano é o único que pode parar o ser humano, ou seja sem essa semente "boa" tudo está perdido
Explicação:
Como sugestão para criação de texto sobre a relação entre Homem X Natureza; considere que, ao longo de sua evolução, o homem foi o único animal modificar proposital e significativamente o meio à sua volta, puramente em benefício próprio. Isso levou a humanidade à diversos avanços, mas, ao mesmo tempo, exige cuidado em função da degradação ambiental.
Os impactos da destruição do meio ambiente na vida humana são diretos, pois a emissão de poluentes e destruição de florestas tendem a alterar o clima, secar rios e nascentes, aumentar temperaturas, prejudicando a própria humanidade. As políticas públicas devem buscar preservar a vida humana, animal e vegetal.
O indivíduo como “semente” de preservação da natureza.é uma proposição a ser levada adiante, a fim de que a humanidade consiga realizar a transição para um modelo econômico sustentável.