Respostas
Resposta:
Características
Pela variação dos sistemas monárquicos que existem atualmente é muito difícil precisar características básicas das monarquias, pois seu funcionamento varia de acordo com as escolhas políticas de cada país. Ainda assim, alguns pontos podem ser levantados.
Como mencionado, a principal figura das monarquias é o monarca, que pode receber nomes, como rei/rainha, imperador/imperatriz, ou emir e sultão nas monarquias existentes nos países árabes, por exemplo.
O poder, em geral, é hereditário, e o trono é ocupado de maneira vitalícia, mas existem exceções. A Malásia, por exemplo, possui uma monarquia cujo poder não é vitalício e sua transmissão não é hereditária. A escolha do monarca, nesse caso, acontece por meio de uma sucessão eletiva, ou seja, uma eleição.
Uma vez eleito, o monarca na Malásia exerce o seu mandato durante cinco anos, e depois é substituído por outro monarca escolhido em uma nova eleição. O monarca malaio é conhecido como líder supremo.
Nas monarquias hereditárias, o poder só é transmitido quando o monarca falece ou renuncia ao trono. Para garantir-se a transmissão do poder, existe uma linha de sucessão que organiza os herdeiros do trono.