Respostas
Resposta:
O mito massai (tribo africana) a respeito da origem da vida e da morte
Explicação:
Primeiramente, vejamos o que é um "Mito":
Mito são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram.
Um dos objetivos do mito era transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado, através de rituais em cerimônias, danças, sacrifícios e orações. Um mito também pode ter a função de manifestar alguma coisa de forma forte ou de explicar os temas desconhecidos e tornar o mundo conhecido ao Homem.
Disto isto, podemos partir para a "mitologia de fundação" do povo massai.
De acordo com a cosmogonia massai, o universo sempre existiu. Mas há um deus responsável pela criação do mundo habitado: seu nome é Ngai.
No princípio de tudo, de acordo com a mitologia massai, existia apenas um homem, chamado Kintu. Tudo mudou quando a filha do Céu se apaixonou por Kintu e conseguiu convencer seu pai a aceitar o casamento.
Kintu foi chamado ao Céu, onde foi desafiado por Ngai com uma série de provas, das quais saiu vencedor. O prêmio por sua bravura foi a mão da filha do Céu, que desceu à Terra levando como dote animais e plantas. Porém, uma advertência tinha sido feita por deus antes do casal partir em viagem para a Terra: era proibido voltar.
Claro que a ordem não foi cumprida. Aliás, essa parece ser mesmo uma marca desses mitos de criação.
Antes de chegar à Terra, Kintu se lembrou de que havia se esquecido dos grãos para alimentar as aves. Sua mulher implorou para ele não voltasse ao Céu. Mas ele voltou.
Um dos filhos de deus, a Morte, estava ausente na época do casamento e não sabia do que tinha acontecido. Quando o homem entrou no Céu para buscar os grãos, deu de cara com a Morte, que ficou furiosa.
A Morte agarrou os pés do homem e desceu com ele à Terra, instalando-se perto da sua casa. Todos os filhos que nasceram do casamento entre Kintu e a filha do Céu foram mortos. Deus enviou outro filho para espantar a Morte, mas esta era muito esperta e levou a melhor em todas as armadilhas que lhe foram feitas.
Foi o início da soberania da Morte na Terra.