• Matéria: História
  • Autor: liliegs
  • Perguntado 9 anos atrás

“A afirmação "sou brasileiro", na verdade, é parte de uma extensa cadeia de "negações", de expressões negativas de identidade, de diferenças. Por trás da afirmação "sou brasileiro" deve-ser ler: "não sou argentino", "não sou chinês", "não sou japonês" e assim por diante, numa cadeia, neste caso, quase interminável. Admitamos: ficaria muito complicado pronunciar todas essas frases negativas cada vez queeu quisesse fazer uma declaração sobre minha identidade. A gramática nospermite a simplificação de simplesmente dizer "sou brasileiro". Como ocorre em outros casos, a gramática ajuda, mas também esconde. Da mesma forma, as afirmações sobre diferença só fazem sentido se compreendidas em sua relaçãocom as afirmações sobre a identidade. Dizer que "ela é chinesa' significadizer que "ela não é argentina', "ela não é japonesa' etc., incluindo a afirmação de que "ela não é brasileira", isto é, que ela não é o que eu sou. As afirmações sobre diferença também dependem de uma cadeia, em geral oculta, de declarações negativas sobre (outras) identidades. Assim como a identidade depende da diferença, a diferença depende da identidade. Identidade e diferença são, pois, inseparáveis.” ( SILVA,Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, TomazTadeu (org. e trad.). Identidade e diferença. Petrópolis, vozes, 2000)


A partir da leitura do excerto acima e de seus conhecimentos sobre o pensamento antropológico,assinale a alternativa que melhor se refere à interpretação desse texto:
Escolha uma:
a. A identidade é um processo que depende do reconhecimento das características adquiridas por um povo ou uma cultura ao longo de sua história evolutiva.
b. O reconhecimento das diferenças entre culturas se refere também ao reconhecimento das características universais a todos os seres humanos.
c. O pertencimento de um indivíduo a um grupo identitário implica, consequentemente, no processo de classificação de grupos de diferença.
d. O processo de pertencimento a um grupo identitário não depende do reconhecimento de características em comum ao grupo, mas sim dos elementos que diferenciam os indivíduos.

Respostas

respondido por: micheliii123
3
essa resposta  é lera C
Perguntas similares