Respostas
Resposta:
espero ter ajudado ♥️ coloca como melhor resposta ☺️ por favor ❤️☺️
Explicação:
milhões de anos atrás até, aproximadamente, 10.000 a.C. (ou há 12 mil anos). Nesse período, os hominídeos utilizavam-se da pedra para produzirem ferramentas necessárias para a sua sobrevivência. O Paleolítico ficou conhecido também como Idade da Pedra Lascada.
O período em questão também ficou marcado por suas produções artísticas, destacando-se as pinturas rupestres e pequenas obras de escultura. Os historiadores acreditam que a arte pré-histórica poderia ser parte do registro cotidiano do homem bem como ter finalidades ritualísticas. A sedentarização do homem marca o fim dessa época.
Características do Paleolítico
Como já vimos, o Paleolítico estendeu-se de 2,6 milhões de anos atrás até 10.000 a.C., portanto, há 12.000 anos. Esse termo foi criado, em 1865, por John Lubbock, um entusiasta da arqueologia que o cunhou com base em duas palavras gregas: palaios, que significa “antigo”, e lithos, que significa “pedra”. Assim, a junção das duas palavras gregas deu origem ao terno “paleolítico”, podendo ser interpretado como Idade da Pedra.
O Paleolítico é marcado pelas condições rústicas em que os hominídeos sobreviviam. Primeiramente, essa sobrevivência dependia da caça de animais e da coleta de frutos e raízes na natureza. Esse estilo de vida baseado na caça, pesca e coleta significa que o homem era nômade, isto é, mudava-se sempre de lugar.
No Paleolítico, uma parte dos hominídeos habitava o interior de cavernas.[1]
Essa mudança dava-se pela procura por lugares com condições climáticas mais apropriadas e nos quais a quantidade de recursos fosse abundante. Como em certos momentos a temperatura da Terra era bastate fria, mais ainda se comparada com a atual, a caça também cumpria um outro propósito: o de obtenção da pele dos animais para criar-se roupas e proteger-se do frio.
Do ponto de vista material, a sobrevivência do homem melhorou lentamente à medida que a observação e a experimentação permitiram-no desenvolver suas ferramentas. Um momento importante foi quando ele descobriu o fogo, o que aconteceu há cerca de um milhão de anos.
Com o domínio do fogo, o homem pôde cozinhar os alimentos que obtinha, passou a ter um local para aquecer-se e pôde usar esse elemento para afastar animais perigosos. Os arqueologistas falam que a descoberta do fogo foi importante até mesmo do ponto de vista social, pois permitiu que grupos humanos se agrupassem e socializassem entre si.
Os objetos utilizados pelo homem eram produzidos de pedra, osso, e madeira. No caso da pedra, a técnica utilizada era a de lascagem, por isso o Paleolítico é conhecido como Idade da Pedra Lascada. Com o tempo e o aumento da sofisticação das técnicas, o homem começou a produzir itens mais complexos, como anzóis, agulhas, lâminas etc. As ferramentas produzidas eram utilizadas na proteção contra animais perigosos, na caça, entre outras atividades.
Os arqueólogos criaram uma classificação que tipifica os instrumentos produzidos de pedra no Paleolítico em diferentes estilos, que são:
Olduvaiense
Acheuliana
Musteriense
Aurignaciano
Micrólito
Muitos dos grupos que viviam no Paleolítico instalavam-se em cavernas para sobreviver, enquanto outros preferiam montar tendas com o uso de madeira, ossos e pele de animais. As cavernas, inclusive, foram locais de uma das principais representações dos indivíduos dessa fase, a arte rupestre.