“A ideia de globalização atingiu outro alvo: a crença evolucionista da História, na qual o futuro seria inevitavelmente melhor que o passado. Ao denunciarem as mazelas criadas ou aprofundadas pelo processo de globalização, os críticos contrariam os que defendem o desenvolvimento capitalista como único destino possível para a humanidade com base nessa concepção. "
(SILVA, 2016, p. 289)
1. Sobre o processo de Globalização, marque a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
a) Para Marshall McLuhan, o mundo inserido nesse processo foi reduzido a chamada aldeia global e a tecnologia e a comunicação reduziriam todas as distâncias: desde a geográfica até as políticas, econômicas e culturais.
b) A partir dos anos 1990 o conceito de globalização começa a circular com maior força na sociologia, representando uma redefinição do papel do Estado: Segundo Silva as fronteiras nacionais perderiam parte do sentido e o mundo seria governado pelos princípios das relações comerciais autorreguladas pelas leis de mercado”.
c) O Estado, como fonte articuladora da política e da economia iria, segundo esta visão, perder seu foco de ação: as economias mundiais, livres das restrições impostas pelos seus Estados de origem é que comandariam mudanças e reorganizações em todo o mundo.
d) Na globalização não acontece a desregulação da economia e as empresas multi e transnacionais vão desaparecendo.
Leia o trecho abaixo:
“Não temos de ter medo da globalização. Temos de ter competência para nos inserir.” (Fernando Henrique Cardoso).
2. Sobre o processo de Globalização, marque a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
a) A globalização não se realiza da mesma forma, na mesma intensidade, nos mesmos lugares.
Para pensar ao mesmo tempo, nas causas e nos efeitos, alguns autores e autoras começam a usar o termo glocalização, para pensar em como se articulam, ao mesmo tempo, fatos, discursos e eventos que são, ao mesmo tempo, globais (afetam a realidade do mundo todo ou parte dele) e locais (dizem respeito à uma localidade específica).
O efeito da expansão do mercado ainda tem um efeito negativo: a promessa de uma grande economia regulando o mercado traria serviços e produtos mais baratos e acessíveis a todos.
A globalização não afeta as culturas dos países.
Respostas
1 - A alternativa D está correta.
A globalização é a fase atual mais avançada na evolução da sociedade, onde as barreiras que existiam anteriormente para comunicação foram disseminadas e a sociologia busca explicar como este fato ocorreu e como nós nos relacionamos com o avanço desses instrumentos sociais.
A partir do desenvolvimento dos veículos de comunicação e da ascensão econômica mundial, bem como o crescimento do capitalismo.
A globalização teve e continua tendo uma grande importância no mundo moderno, apesar de seus contrapontos.
2 - A alternativa D está correta.
Apensar na cultura podemos abrir margem para uma série de interpretações, que vão desde produções artísticas, até linguagens mais primitivas, como as passadas de geração para geração desde a antiguidade, logo, ela é dinâmica, não estática e não morre.
Todo conjunto transmitido nos apresenta características culturais, podendo ser tangível ou intangível, onde o primeiro são aqueles que podemos tocar, como, monumentos, estátuas, obras e produções artísticas e o segundo manifestações culturais em geral.