Conforme o infográfico apresentado sobre a Globalização e seus efeitos, explique as ideias evidenciadas com relação à economia nas diferentes regiões representadas. Onde se concentram a riqueza e a exploração? Será que a partir dos anos de 1990, que foi o período em que esse processo ganhou mais força, a vida do brasileiro melhorou? Justifique.
Respostas
A riqueza encontra-se principalmente nos países do Hemisfério Norte, a exemplo dos Estados Unidos da América, das países europeus, entre outros, enquanto que a desigualdade social encontra-se em certos países do Hemisfério Sul, como o Brasil, outros países da América Latina e também os países africanos.
Ao analisarmos o mapa, logo percebemos que a globalização não é um processo homogêneo, ela é marcada por diferentes ritmos de desenvolvimento, que por sua vez, dependem de diversos fatores. Há países mais e menos desenvolvidos.
A riqueza mundial concentra-se no países do hemisfério norte, como Estados Unidos e países da Europa. A exploração concentra-se no hemisfério sul, em países como Tailândia, Índia e países do continente africano.
A globalização não é um processo igual, pois países desenvolvidos avançam muito mais rápido que os países mais pobres. No Brasil, podemos notar um avanço tecnológico, mas não como em países mais ricos.
Globalização
- Processo de integração econômica e social mundial
- Na teoria envolve todos
A globalização deveria incluir todos, em uma troca entre países e pessoas que renderia melhorias para todos. O que acontece muitas vezes é a tentativa de exploração dos mais poderosos, buscando algum recurso, como mão de obra.
Os países mais desenvolvidos buscam nos países mais pobres pessoas e recursos mais baratos para gerar lucro. Isso é um fenômeno que acontece há séculos e continua na globalização.
Entenda mais sobre globalização em: https://brainly.com.br/tarefa/24820787.
#SPJ3