Os riscos biológicos ocorrem por meio de microorganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças. Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos. É o caso das indústrias de alimentação, hospitais, limpeza pública (coleta de lixo), laboratórios, etc. Entre as inúmeras doenças profissionais provocadas por microorganismos incluem-se: tuberculose, brucelose, malária, febre amarela. Para que essas doenças possam ser consideradas doenças profissionais, é preciso que haja exposição do funcionário a estes microorganismos. São necessárias medidas preventivas para que as condições de higiene e segurança nos diversos setores de trabalho sejam adequadas. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2019. Considerando a classificação dos agentes biológicos de acordo com risco de contaminação, avalie as afirmações abaixo. I. A classe de risco 1 representa baixo risco individual para o trabalhador, para a coletividade e baixa probabilidade de causar doença ao ser humano. II. A classe de risco 3 representa risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. III. A classe de risco 2 representa risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade de disseminação para a coletividade. IV. A classe de risco 4 representa risco individual elevado para o trabalhador e com alta probabilidade de disseminação coletiva. É correto o que se afirma em: Alternativas
Respostas
Resposta:
Alternativa 2 I e IV
Explicação:
Vide pag 108 livro de Higiene do Trabalho.
Resposta:
Alternativa 2: I e IV, apenas.
Explicação:
I. A classe de risco 1 representa baixo risco individual para o trabalhador, para a coletividade e baixa probabilidade de causar doença ao ser humano.
VERDADEIRO, vide p. 108 do livro “Quadro 14 - Classificação dos agentes biológicos de acordo com risco de contaminação”
“Baixo risco individual para o trabalhador, para a coletividade e baixa probabilidade de causar doença ao ser humano.”
II. A classe de risco 3 representa risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade.
FALSO, vide p. 108 do livro “Quadro 14 - Classificação dos agentes biológicos de acordo com risco de contaminação”
“Risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças e infecções graves ao ser humano, para as quais podem não existir meios eficazes de profilaxia ou tratamento.”
III. A classe de risco 2 representa risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade de disseminação para a coletividade.
FALSO, vide p. 108 do livro “Quadro 14 - Classificação dos agentes biológicos de acordo com risco de contaminação”
“Risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. As doenças causadas ao ser humano apresentam meios eficazes de profilaxia ou tratamento.”
IV. A classe de risco 4 representa risco individual elevado para o trabalhador e com alta probabilidade de disseminação coletiva.
VERDADEIRO, vide p. 108 do livro “Quadro 14 - Classificação dos agentes biológicos de acordo com risco de contaminação”
“Risco individual elevado para o trabalhador e com alta probabilidade de disseminação coletiva. Podem causar doenças graves ao ser humano, para as quais não existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.”