1.Com a implantação do toyotismo, houve uma sensível alteração nos sistemas produtivos industriais. O que o toyotismo trouxe para a produção industrial?
a) Aumento da produção em massa. As fábricas produziam um único produto sem parar nunca a produção.
b) Aumento dos estoques e dos depósitos para armazenar matérias-primas e produtos acabados.
c) Produção flexível e adequada à demanda, redução de estoques e automatização das etapas da produção.
d) Aumento do número de trabalhadores e fim do uso de máquinas e robôs.
2) A pandemia da Covid-19 nos remete a diferentes sensações, todo o mundo sairá marcado, seja pelas mortes provocadas ou pelas novas conexões construídas, novos aprendizados, novos conceitos, novos amigos, novos negócios, nova forma de viver.Novas tecnologias de gestão e de processos que ajudem na busca de um entendimento e alinhamento dos governos, das sociedades e dos mercados estão surgindo. Tudo isso trafegando em uma estrada permeada pela digitalização e conectividade e gerando uma mudança brusca de conceitos produtivos e sociais que vai explicitar uma nova classe de marginais, os novos analfabetos funcionais do pós-pandemia. O que poderá aumentar o índice de desemprego estrutural .RODRIGUES, Marcus Vinicius. Um novo paradigma, uma nova forma de viver. Diário do Nordeste. 31 out. 2020. Disponível em: Após a leitura do texto e do que foi aprendido na aula, um dos riscos associados à união da globalização com as modernidades da Revolução Técnico-Científico-Informacional é:
a) O aumento do desemprego, por causa da informatização e automação dos processos produtivos, que vem com o uso de novas tecnologias.
b) Diminuição da produção agrícola, por que as máquinas não precisam se alimentar.
c) Fim das escolas e da educação, pois o uso de novas tecnologias vai tornar o ser humano preguiçoso em aprender.
d) Fim da pobreza, pois todos terão os mesmos acessos às novas tecnologias.
Respostas
Resposta:
1-C
2-A
Explicação:
1-O Toyotismo é um modelo de produção, que começou no Japão, a partir dos anos 1970 e da crise internacional do petróleo. Tem como características: fabricar com o menor custo possível, com produção flexível e adequada à demanda; redução de estoques; maior controle de qualidade dos produtos; automatização das etapas de produção; diversificação dos produtos fabricados; mão de obra qualificada e multifuncional. Informatizou a produção industrial, utilizando máquinas sofisticadas, sistemas de computadores e robôs industriais. Causou aumento da capacidade produtiva apesar da diminuição do tempo disponível e dos funcionários.
2- Essa revolução em um mundo mais globalizado trouxe também desvantagens. A automação da produção industrial vem eliminando muitos postos de trabalho. Países menos desenvolvidos e com indústrias menos competitivas, correm mais risco de ter o chamado desemprego estrutural. Paralelamente à extinção de postos de trabalho tradicionais, surgem novos empregos em áreas como informática, tecnologia da informação, lazer, turismo, finanças e marketing. Contudo, são áreas que exigem maior grau de instrução e qualificação. Estes postos de trabalho acabam sendo inacessíveis a grande parte da população mundial.
EU FIZ NO CLASS, CONFIA
MARCA COMO MLR RESPOSTA PFVV
1 - c) Produção flexível e adequada à demanda, redução de estoques e automatização das etapas da produção.
O toytismo teve início no Japão e foi uma opção de muito mais sucesso do que o fordismo, justamente por apresentar características mais adeuqadas ao mercado como a produção flexível que se adequava a demanda e reduzindo a necessidade de estoques.
2- a) O aumento do desemprego, por causa da informatização e automação dos processos produtivos, que vem com o uso de novas tecnologias.
Assim como a primeira revolução industrial, o aumento da empregalidade tecnologógica na globalização é um fenômeno que acaba "eliminando" algumas profissões já conhecidas e desenvolvidas em nosso tempo, criando um maior número de desemprego.