• Matéria: Português
  • Autor: gostosoitalo
  • Perguntado 5 anos atrás

PRECISO DE UM ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE FOME PRA AGORAA DE 30 LINHAS​

Respostas

respondido por: vinunez
1

Explicação:

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), através do Relatório sobre o Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo (2014), anunciou a saída do Brasil do Mapa da Fome no Mundo. Naquele período, 98,3% da população brasileira tinha acesso à alimentação adequada, um direito constitucional em nosso país.

Entre os fatores que contribuíram para essa conquista, destacam-se o protagonismo do hoje extinto Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e a criação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN, 2006) e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN, 2006). Merecem igual destaque o Programa Bolsa Família, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), políticas públicas que articulam medidas do governo federal, estados e municípios.

O mesmo relatório, em sua edição de 2019, indicou grandes retrocessos para o Brasil. A curva de desnutrição, há muito descendente, passou a crescer. A subnutrição aumentou, assim como a prevalência de anemia em mulheres em idade reprodutiva. Estimativas revelam que das 108 milhões de pessoas que convivem diariamente com a fome no mundo, pelo menos nove milhões estão no Brasil. Um cenário provocado pelo avanço da pobreza extrema, que, aliado à recessão econômica e aos cortes em políticas sociais causados pela Emenda Constitucional do Teto dos Gastos Públicos (2016) amplia a possibilidade do Brasil vir a compor novamente o Mapa da Fome. Um panorama agravado pelas situações decorrentes da pandemia imposta pelo novo coronavírus.

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Rio Grande do Sul (CONSEA-RS) vêm alertando as autoridades sobre o problema da fome que cresce nas grandes e pequenas cidades do estado, tornando-se alarmante nesse período de calamidade pública. Uma realidade que, de acordo com estudos do médico, geógrafo e antropólogo Josué de Castro, pode ser considera uma verdadeira epidemia da fome. A situação só não é pior porque existe uma grande corrente de solidariedade, por parte de diversos setores da sociedade civil, que estão mobilizados em ações para a doação de alimentos. Em diversas cidades, nos bairros e nas comunidades, são centenas de iniciativas que estão fazendo a diferença na vida de muitas famílias gaúchas. Fortalecendo essa rede, o CONSEA-RS criou o Comitê Gaúcho de Emergência no Combate à Fome que, junto da Ação da Cidadania e da Cáritas Brasileira Regional têm promovido e estimulado campanhas de solidariedade.

Por ser um órgão consultivo ao poder executivo, o CONSEA-RS também dedica-se a emitir recomendações aos órgãos de governo e ao governador do Estado, indicando estratégias emergenciais no combate à fome. Dentre as recomendações, está a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares para serem destinados às famílias em situação de vulnerabilidade. Bem como a importância de implementar estratégias para garantir a continuidade do PNAE, entregando às famílias dos alunos os gêneros alimentícios adquiridos, preferencialmente, de produtores locais, da agricultura familiar. Estas recomendações têm como base estudos de pesquisadores e especialistas que apontam a importância da valorização dos comércios locais como minimercados, feiras livres e compras de agricultores familiares como estratégia de abastecimento alimentar para enfrentar o coronavírus.

respondido por: Anônimo
1

Resposta:

Oiee!

Título: A tal da FOME

A fome, o que é?! Tem aquela ''fominha'' que sentimos de vez em quando! Mas tem aquela fome, mas fome mesmo que algumas pessoas passam! Essa fome que é uma fome! E dela quase ninguém fala!

A fome no mundo tem afetado cada mais a população, cerca de 8,9% da população mundial, o equivalente a 690 milhões de pessoas, foi afetada pela fome no ano passado! Disso você não vê as pessoas comentando, mas agora para falar de outros assuntos as pessoas ficam de ''bicho'', Aí que se aplica a desigualdade social mundial, não só no Brasil! Temos que ajudar, fazer nossa parte, nem que seja ajudar uma pessoa na rua! Temos que ser atualizados da nossa realidade! Nem tudo são flores, nem tudo é perfeito, NADA é perfeito! É disso que temos que saber! É nisso que temos que pensar! É isso que temos que mudar! Isso que temos que melhorar! Não só por você mas por todos!

Espero ter lhe ajudado!

Fique bem!

Bom dia!

Até a próxima!

(~ ̄▽ ̄)~❤

Perguntas similares