• Matéria: História
  • Autor: thi09bar
  • Perguntado 5 anos atrás

01. De que forma, priorizar a indústria bélica e a corrida espacial pode ter levado a URSS a uma crise

irreversível?​

Respostas

respondido por: Joselittle
174

A preocupação com indústria bélica em detrimento de outro setores econômicos, além da conhecida Corrida Espacial podem ter contribuído para a a posterior crise econômica da URSS devido a grande alocação de recursos destinados ao desenvolvimento tecnológico.

O setor agrícola, tanto pela ineficiência técnica quanto por problemas climáticos, veio a declínio, comprometendo os alimentos que eram produzidos.

Espero ter ajudado, bons estudos.

respondido por: KaioMeireles
98

Resposta:

1) O alto investimento na indústria bélica e a Corrida Espacial levou a uma  crise econômica irreversível sobretudo pelo valor despendido e pela forma de governo adotada na URSS. Com isso, não havia recursos para atender a população, inclusive em itens básicos como vestimenta e alimentos.

2) A nomeação do Papa João Paulo II favoreceu a ruína do bloco comunista uma vez que o intuito do pontífice era influenciar as pessoas em pról da liberdade religiosa e civil de nações dominadas pelo regime comunista. O Papa, por ser de origem polonesa, sofreu com tal movimento político.

3) A Glasnost e Perestroika foram medidas de caráter econômico e político na União Soviética, a primeira com uma intenção de abertura de decisões políticas e a segunda com foco em alterações estruturais da economia. Tais medidas contribuíram para o fim da URSS e pelo término da chamada Guerra Fria.

4) A queda do muro de Berlim pode ser entendida como um simbolismo de fim do bloco comunista uma vez que o muro dividia fisicamente a Alemanha Oriental (comunista) da Alemanha Ocidental (capitalista). Com o fim houve o processo de reunificação alemã.

espero ter ajudado

avaliem como melhor reposta por favor


larita28: Muito obrigada
MeldoceMel: seria vc um anjo?
arth09: aí pprt nunca pedi melhor resposta pq aí eles NN coloca ;_;
Perguntas similares