4. Explique a diferença semântica (de sentido) entre os pares de frases abaixo com base no uso ou não das vírgulas.
a)Sérgio organiza todos os documentos da empresa.
Sérgio, organiza todos os documentos da empresa.
b)A moça nervosa não aceitou as desculpas do namorado. A moça, nervosa, não aceitou as desculpas do namorado.
c) Dinheiro vivo, não cheque, é isso que vim buscar.
Dinheiro vivo não, cheque; é isso que vim buscar.
Respostas
Resposta:
A- Na primeira frase, é como se alguém tivesse dito o que ele está fazendo, já na segunda, é como se alguém estivesse ordenando à Sérgio para fazer isso.
EX: Quando a frase se inicia com algum Nome Próprio e logo após ele tem uma virgula, pode ser que alguém esteja fazendo um pedido para tal pessoa, mas analise as circunstancias.
B- Na primeira frase, dá a entender que ela É uma moça nervosa, e por isso não aceitou as desculpas do namorado, já na segunda frase, da a entender que a moça ESTAVA nervosa no momento e que por isso não acetou as desculpas.
EX: Quando no meio da frase tiver uma palavra "presa" entre virgulas, preste atenção nela, pois pode servir da mesma forma que a situação anterior, mas essa palavra esta destacada, então preste atenção nela. Percebe que se a palavra nervosa não estivesse entre as duas virgulas, como na frase 1, você teria entendido que a moça é nervosa, e não que esta nervosa?
C- Na primeira frase, parece que alguém está afirmando que veio buscar dinheiro vivo, e não o cheque, Já na segunda, ela afirma que veio buscar o cheque mas que não quer o dinheiro vivo.