Qual é o maior felino do mundo?
O leão, todo mundo sabe, é o rei dos animais, mas não leva o título de maior felino do planeta. Esse trono pertence ao tigre (Panthera tigris), que pode atingir 2,2 metros de comprimento – sem contar a cauda, que tem mais 1 metro. Para comparar, o leão (Panthera leo) mede entre 1,8 e 2,1 metros. Já no peso, ambos empatam: têm, em média, 230 quilos, embora alguns tigres possam chegar perto dos 300 quilos. Os dois felinos também rivalizam na força e na ferocidade, por isso são os mais temidos predadores do reino animal. Eles, porém, vivem bem distantes um do outro. Enquanto os leões se espalham pela África, os tigres habitam exclusivamente o continente asiático. Os especialistas acreditam que o maior felino do planeta seja originário da Sibéria, região gelada localizada no norte da Ásia. Ao longo dos séculos, os tigres teriam se deslocado, sendo que hoje podem ser encontrados do extremo leste da Rússia ao sul do continente, passando pela China e pela Índia. Os biólogos costumam dividir esse animal em oito subespécies, graças a pequenas diferenças anatômicas e de tamanho entre elas. Os tigres encontrados mais ao sul da Ásia são menores e têm o pelo mais brilhante que os do norte – onde vive, por exemplo, o maior deles, o tigre siberiano (Panthera tigris altaica). Apesar de ser um animal terrestre, esse felino é conhecido por sua habilidade em nadar e escalar árvores. Embora pese mais de 200 quilos, ele também é capaz de dar saltos que atingem quase 10 metros de distância.
Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2020.
Que construção aparece no texto indicando oposição de ideias, contraste?
a) “Os tigres encontrados mais ao sul da Ásia são menores e têm o pelo mais brilhante que os do norte [...]”
b) “Embora pese mais de 200 quilos, ele também é capaz de dar saltos que atingem quase 10 metros de distância.”
c) “Os biólogos costumam dividir esse animal em oito subespécies, graças a pequenas diferenças anatômicas e de tamanho entre elas.”
d) “Esse trono pertence ao tigre (Panthera tigris), que pode atingir 2,2 metros de comprimento – sem contar a cauda, que tem mais 1 metro.”
e) “Os dois felinos também rivalizam na força e na ferocidade, por isso são os mais temidos predadores do reino animal.”
Respostas
Olá, tudo bem?
Vou te ajudar com essas questões.
a) Normalmente, nas frases contrastivas, a informação mais importante é aquela que vem na segunda oração. Isto é: primeiro se dá a informação menos relevante (que será colocada em oposição) e em seguida, a "palavra final". Portanto, a informação mais relevante na frase I é a de que o leão não é o maior felino do planeta.
b) São conjunções adversativas: mas, contudo, todavia, entretanto. Substituindo na frase I, a conjunção "mas" por "entretanto", teríamos: "O leão [...] é o rei dos animais, entretanto não leva o título de maior felino do planeta."
c) Conforme falamos anteriormente, nas frases contrastivas, o segundo elemento geralmente é o que traz a informação mais relevante. Portanto, a informação mais relevante na frase III é que o tigre é conhecido por sua habilidade em nadar e escalar árvores.
d) Nas construções constrativas cuja conjunção é "embora" ou "apesar de", a informação relevante sempre vem na oração que não é introduzida pela conjunção.
Note que, diferente de "mas", "contudo", entretanto", que sempre introduzem a segunda oração (e mais relevante), os termos "embora" e "apesar de" podem vir na primeira ou na segunda oração e introduzem sempre a oração com informação menos relevante.
Dessa forma, em II e IV a informação mais relevante é aquela que não é introduzida pelos termos em destaque.
e) Com as explicações anteriores fica fácil responder essa questão.
"[...]
quando você achar que o fato introduzido pela conjunção deve receber um destaque maior do que a ideia anterior, use as conjunções mas, contudo, entretanto, todavia. [...] quando você achar que a ideia introduzida pela conjunção representa apenas um detalhe de menor relevância ---, use as conjunções embora, apesar de [...]"