Respostas
Resposta:
Maurício de Nassau foi um aristocrata e militar alemão que ficou marcado na história do Brasil por ter sido contratado para administrar a colônia holandesa no Nordeste brasileiro. Entre 1637 e 1643, Maurício de Nassau foi contratado pela Companhia das Índias Ocidentais (em holandês chamava-se, West-Indische Compagnie, ou WIC) e realizou transformações profundas em Pernambuco.
Explicação: Poucos anos depois de Nassau ter retornado para a Europa, os portugueses iniciaram esforços para reconquistar as terras ocupadas pelos holandeses. Em 1654, os portugueses conseguiram reconquistar todo o Nordeste e a experiência colonial holandesa no Brasil foi encerrada.
A recém-criada colônia holandesa no Brasil era administrada pela WIC e essa empresa acabou enviando uma oferta para que Maurício de Nassau assumisse o posto de governador-geral da colônia holandesa. O posto de Maurício de Nassau no Brasil era muito vantajoso financeiramente e lhe dava autoridade para comandar a colônia holandesa militar e politicamente. Sua escolha teve um pouco de influência política, uma vez que ele e sua família eram influentes e tinham ramificações com os reis do Sacro Império Romano-Germânico. Na época, Maurício de Nassau tinha apenas 32 anos e desembarcou em Pernambuco, no dia 23 de janeiro de 1637.