01 - NUCEPE - 2009 - SEDUC-PI - A ética protestante e o espírito do capitalismo, de Marx Weber,
reconhece a peculiaridade específica do racionalismo ocidental. Entre as afirmações seguintes,
assinale aquela que destoa do pensamento exposto pelo autor na citada obra, caracterizando-se como
INCORRETA.
A) O capitalismo é a força mais significativa de nossa vida moderna.
B) O ocidente desenvolveu uma gama de significados do capitalismo, e, o que lhe dá consistência
– tipos, formas e direções – que antes nunca existiram em parte alguma.
C) O desejo de ganho ilimitado não se identifica nem um pouco com o capitalismo, e muito menos com o “espírito” do capitalismo.
Respostas
É incorreto apenas aquilo afirmado em C, de modo que é correta a alternativa C.
De acordo com Weber, a Reforma Protestante trouxe consigo uma série de formas próprias de compreender o fenômeno do trabalho e de acumulação de capitais que era marcadamente diferente daquela dos católicos.
Enquanto a Igreja Católica condenava o acúmulo de capitais como o pecado da avareza, os protestantes viam nisso uma espécie de sinal de que Deus os teria abençoado, sendo esta ideia base do que depois se desenvolveria como o modelo capitalista ocidental de trabalho.
Weber, sociólogo alemão, afirma a relação entre a incidência do capitalismo no mundo com a ascendência do protestantismo como religião, estando incorreta a LETRA C.
Para Weber, na obra "A ética protestante e o espírito do capitalismo”, publicada em 1905, religião e economia se conectam. Assim, o protestantismo, para Weber, foi o motim para o surgimento do capitalismo no mundo ocidental.
A partir disso, Weber afirma que a cultura protestante e calvinista deram origem ao capitalismo como sistema ideal, ao afirmarem o trabalho e negarem o dispêndio.
Assim, Weber cunha a ideia de vocação, que está ligada à ética religiosa, uma vez que entende como afirmação do chamado de Deus aos homens como aliada ao sistema econômico chamado capitalismo.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/22841990