A árvore de causas é uma metodologia bastante empregada na elucidação dos nexos causais relacionados à ocorrência de um acidente de trabalho. Por se tratar de um mapeamento das causas principais e da linha de fatos que desencadearam o acidente, a árvore de causas permite também a tomada de ações no sentido de não se repetir tais eventos indesejados. Sobre este assunto, analise as afirmações a seguir:
I - A estrutura da Árvore de Causas contempla quatro componentes que formam a atividade avaliada, sendo eles: o Indivíduo (I), a Tarefa (T), o Meio de Trabalho (MT) e o Material (M).
II - Além das componentes que formam a atividade, a árvore de causas categoriza as atividades como habituais (demarcadas pelo símbolo gráfico do quadrado) e não habituais (demarcadas pelo símbolo gráfico do círculo).
III - A elaboração da árvore de causas tem início nos fatos que precederam à lesão.
IV - A elaboração da árvore de causas tem início na própria lesão, sendo que a partir dela, procuram-se os fatos que levaram a ocorrência do acidente, tentando-se retroceder o máximo possível para o melhor encadeamento das ações que ocasionaram o acidente.
Estão corretas somente as afirmações:
Respostas
respondido por:
16
I, II e IV corretas
A árvore de causas tem início na própria lesão.
A árvore de causas tem início na própria lesão.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás