Respostas
Resposta:
Linguagem e comunicação
Exemplos de sexismo na linguagem e comunicação: Uso genérico do masculino por parte de um/a orador/a (“ele” ou “o” para referir uma pessoa não especificada). A capa de uma publicação representando apenas homens. Utilização do masculino para nomear a profissão exercida por uma mulher. Campanhas de comunicação que incluem nudez gratuita. Anúncios publicitários em que um homem ensina uma mulher a utilizar a máquina de lavar. Porque devemos preocupar-nos?
A linguagem e a comunicação são importantes porque tornam uma pessoa visível ou invisível e reconhecem ou menorizam o seu contributo para a sociedade. A linguagem molda o pensamento e a forma como pensamos molda as nossas ações. Uma linguagem que ignora o sexo ou discrimina com base nele reforça atitudes e comportamentos sexistas.
Como impedi-lo? Usar tanto o feminino como o masculino quando nos dirigimos a um público misto. Rever o material de comunicação de acordo com o público e garantir que utiliza linguagem e representações visuais representativas de homens e de mulheres. Produzir manuais sobre comunicação representantivas de homens e de mulheres destinados a públicos diversos. Promover a investigação neste domínio.
Explicação: