Respostas
Resposta:
1ª Etapa: Tem a plantação da cana-de-açúcar, faz a colheita, leva para o engenho, para o forno e faz o melaço (pão de açúcar), tem ai o açúcar mascavo e rapadura, entrega o açúcar mascavo ou açúcar preto para o holandês. A 1ª Etapa é feita pelo Senhor de Engenho, o Brasil é responsável pela produção, que é financiada pela Holanda; -
2ª Etapa: Tem o refinamento do melaço, embranquecimento e distribuição do açúcar, é feito pela Holanda para toda a Europa (mercado consumidor).
- Produtos: · melaço: exportado para a Holanda para refinar e depois distribuído para toda Europa; · Rapadura: para consumo interno; · Cachaça: troca por negros na África, escambo. O fumo também era trocado por negros na África.
Resposta:
O açúcar é o principal ingrediente que usamos para fazer doces e sobremesas, além de bolos e tortas.Mas você sabe como esse ingrediente é feito? Apesar de existirem muitos tipos, o açúcar refinado, também conhecido como açúcar branco, é o resultado de um longo processo, que vai desde a colheita da cana-de-açúcar até as prateleiras do supermercado.
Explicação: Muito se engana quem pensa que a cana de açúcar só serve para o doce açúcar, ela é utilizada como combustível, o etanol e as famosas bebidas de Minas Gerais – cachaças – e também de muitas outras. Mas, como funciona este processo? Basicamente, a produção de açúcar em si, é dividida em 5 etapas:
Formação do caldo – após a moer a cana, surge o caldo e dele são retiradas todas as impurezas solúveis e insolúveis, por exemplo: a areia, argila e outros. Esta etapa envolve o aquecimento, tratamento químico, decantação e peneiramento.
Evaporação – em seguida, o caldo de cana fica praticamente transparente, levemente amarelado. Nele tem água, sais minerais e açúcares. Esta água precisa ser evaporada para transformá-lo em um xarope concentrado, com aproximadamente 65° brix (% de sólidos solúveis).
Cozimento – neste momento é realizado um novo aquecimento para a cristalização e recuperação de 80% a 85% da sacarose que estão no xarope que vira uma massa e é centrifugada para ficar homogênea.
Centrífuga – com água e vapor, o açúcar é centrifugado para que seja separado do mel – subproduto que resultará na fabricação do etanol.
Secagem – a tecnologia já criou várias máquinas preparadas para secar a massa e transformar o açúcar conforme conhecemos hoje. O tradicional açúcar branco ao final deste processo é ensacado e armazenado em estoque para venda.