• Matéria: História
  • Autor: Bruno000
  • Perguntado 9 anos atrás

explique as condições de vida e de trabalho antes de depois da revolução industrial.

Respostas

respondido por: falarodrigo
9
Prezado,

A revolução industrial alterou significativamente a organização social, econômica e política do mundo. Além disso, houve mudanças enorme quanto ao acesso à alimentação, à segurança alimentar, à roupas e outros bens.

As condições de trabalho e de vida, bem como a tecnologia, anteriores à revolução industrial por volta do século XVII eram bastante semelhantes às encontradas durante o primeiro século da era cristã. A maior parte das pessoas vivia em zonas rurais, nas quais cultivavam grãos em pequenos pedaços de terra, bem como cuidavam de animais.

A alimentação era, principalmente, composta por pão e mingau. Raramente havia um pequeno pedaço de carne. Os europeus comiam poucas frutas e vegetais, pois acreditavam que esses alimentos causavam flatulência e doença. A grande maioria da população era analfabeta e raramente tomava banho.

O crescimento da população mundial era muito baixo, comparando-se com as taxas atuais, o que acontecia em função da pobreza, das guerras, das epidemias, e da falta de higiene. Isso acontecia, principalmente, entre as crianças. Cerca de metade delas morria antes de completar dez anos.

A alimentação custava cerca de setenta a oitenta por cento dos recursos que a família tinha disponível por mês. Os produtos como roupas e outros objetos eram caros e custavam muito, especialmente quando se levava em conta o pouco dinheiro que sobrava por mês.

Com a revolução industrial, a vida humana foi alterada como em nenhum outro evento nos últimos dez mil anos, mudando o local em que as pessoas vivem, como elas trabalham, como são educadas, quanto tempo vivem e quantas crianças os casais têm.

Os primeiros países a protagonizar a revolução industrial ganharam as vantagens econômicas e tecnológicas para comandar o resto do mundo, sendo um elemento essencial para compreendermos o mundo atual.

Por meio da revolução industrial, pela primeira vez na história,a maior parte das pessoas passou a viver em cidades, a perspectiva de vida mais que dobrou nos países industrializados, bem como aumentou-se a segurança alimentar, a educação, diminuindo-se bastante os custos para se satisfazer as necessidades básicas. Por exemplo, a alimentação requer ao redor de 25% da renda familiar, bem diferente dos 70 a 80% do período anterior, além de ser bem mais completa do que pão e mingau.

Apesar das gigantescas melhorias, principalmente para as populações dos países que se industrializaram primeiro, há ainda muita desigualdade, bem como problemas ambientais, que vêm se agravando. Em 2015, por exemplo, 1% da população mundial domina cerca de metade da riqueza do planeta. Cerca de 85 dos mais ricos no mundo possuem tanta riqueza quanto a metade mais empobrecida da população mundial. Esse problema tende a se agravar, conforme os estudos de diversos cientistas, dentre eles o Thomas Piketty.

Com relação aos problemas ambientais trazidos pela revolução industrial temos a enorme quantidade de combustíveis fósseis utilizados, dentre outros produtos que acabam por poluir o ar, o solo, e a água.

Há outros aspectos interessantes da revolução industrial a serem abordados, como a utilização de crianças nas fábricas, especialmente no início, os acidentes de trabalho, dentre outros aspectos que ainda hoje são encontrados em fábricas localizadas em países de industrialização recente.

Bons estudos!
Anexos:

falarodrigo: Ainda estou terminando a resposta.
falarodrigo: Dentro de uns 20 minutos ela estará pronta.
falarodrigo: Pronto.
Bruno000: Agora sim valeu obrigado mesmo
falarodrigo: Por nada. Bom aprendizado!
respondido por: alvesangelica333
0

Resposta:

Caraí vc escreve muito em cara

Perguntas similares