• Matéria: Filosofia
  • Autor: benaca
  • Perguntado 5 anos atrás

"Tudo o que não puder contar como fez, não faça". A frase atribuída a Kant pode ser entendida como um imperativo hipotético ou categórico? Justifique.

Respostas

respondido por: off2020
1

I- A teoria de Kant sobre a ética e o direito

Antes de entrar na comparação entre as teorias éticas e do direito de Bentham e Kant, é necessário identificar, primeiramente, qual a fundamentação que Kant atribui à moral. Para Kant, o predomínio do sujeito racional capaz de pensar uma metafísica que não é derivada da experiência empírica torna essa matéria possuidora de conceitos denominados ideias que não se misturam a paixões ou inclinações. Disso resulta a autonomia e liberdade da vontade do indivíduo expressa pela necessidade de agir por dever a uma lei que ele próprio formula. A citação abaixo confirma a afirmação acima (KANT, 2001):

[...] não nos deve sequer passar pela ideia querer derivar a realidade deste princípio da constituição particular da natureza humana. Pois o dever deve ser a necessidade prática-incondicionada da ação; tem de valer portanto para todos os seres racionais (os únicos aos quais se pode aplicar sempre um imperativo categórico), e só por isso pode ser lei também para toda vontade humana. Tudo o que, pelo contrário, derive da disposição natural particular da humanidade, de certos sentimentos e tendências, mesmo até, se possível, duma propensão especial que seja própria da razão humana e não tenha que valer necessariamente para a vontade de todo o ser racional, tudo isso pode dar lugar para nós a uma máxima, mas não a uma lei; pode dar-nos um princípio subjetivo segundo o qual poderemos agir por queda ou tendência, mas não um princípio objetivo que nos mande agir mesmo a despeito de todas as nossas tendências, inclinações e disposições naturais. Tanto assim, que a sublimidade e íntima dignidade do mandamento expresso num dever resplandecerão tanto mais, quanto menor for o apoio e mesmo quanto maior for a resistência que ele encontre nas causas subjetivas, sem que com isto enfraqueça o mínimo que seja a obrigação que a lei impõe [...].

.


benaca: Eu queria uma resposta mais curtinha, mas muito obrigada mesmo assim <3
off2020: aa
off2020: desculpa
off2020: é pra vc copiar?
off2020: se for no cllr copia e cola
Perguntas similares