o que pode resultar o baixo nível de atividade física na infância, seguindo para adolescência e vida adulta? quais os riscos?
Respostas
A falta de exercícios físicos diários na infância tem sido um dos principais responsáveis pelo aumento de casos de doenças respiratórias, cardiovasculares e obesidade entre cinco e dez anos. Um estudo desenvolvido por especialistas internacionais e publicado na revista médica britânica The Lancet concluiu que crianças precisam de pelo menos 90 minutos de atividades físicas por dia.
Segundo o professor de educação física Rogério Henrique Pereira, de São Bernardo, é importante que a criança pratique regularmente atividades físicas não só para controlar a massa de gordura no corpo, mas também para desenvolver as habilidades psicomotoras e intelectuais. “Todas as crianças que têm um tempo destinado a pratica de esportes são mais saudáveis. Elas descarregam energia, trabalham músculos e raciocínio, gerando uma melhor alimentação e sono”, afirma.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, 81% dos adolescentes que frequentam a escola não estão fazendo atividades físicas em quantidade suficiente, assim como 23% dos adultos. A agência da ONU lembra que a falta de exercícios contribui para depressão e para doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e câncer.
quando chegar a maturidade se houver, porque os desafios que irá encontrar nas fases anteriores serão primordiais para dar a sequência de uma vida cheia de problemas de saúde.